quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DENUNCIA DE DESCASO E DESREPEITO EM PICOS

07 de Setembro é o dia que o povo brasileiro comemora sua Independência em relação a Portugual. Porém, este mesmo dia também e muito especial porque é o dia escolhido por todos os movimentos sociais, seja qual for os ramos da sociedade ao qual se dedicam : juventude, idosos, crianças, direitos trabalhistas e etc; para chamar atenção da população para os problemas que assolam a sociedade, onde esse dia é marcado por protestos e denuncias. Sendo por este motivo conhecido como Dia do Grito dos Excluídos. No entanto, nem sempre os protestos são permitidos e bem vistos por afetarem pessoas importantes e de prestígio na sociedade.

Foi o que aconteceu hoje na cidade de Picos (PI), onde manifestantes de vários movimentos sociais se reuniram para participar do Grito dos Excluidos, que ocorreria junto ao Desfile Cívico de Independencia. Entretanto, após a passagem de Vossa Excelência Gil Marques de Medeiros - Prefeito Municipal de Picos - , por todos os pelotões de formação para o desfile como de costume; o pelotão dos manifestantes foi abordado por uma equipe de Policiamento da Força Tática da cidade. A qual se referiu aos manifestante com pedido de deslocamento do pelotão,do qual o mesmo seria o último a passar pela avenida.

Primeito contato entre os policiais e os protestantes

Contudo, o mais interessante é que a equipe de policiamento que abordou os manifestantes não apresentou nenhuma justificativa que explicasse tal pedido; além de que se fosse acatada tal ordem o pelotão teria que desfilar após o pelotão da cavalaria, o que seria uma absurdo pois os animais sempre são os últimos a passar pela avenida, pelo motivo que a mesma fica inutilizável devido as fezes deixadas pelos mesmos.

Assim, o que nos leva a pensar que isso foi apenas mais uma artimanha forjada pelas autoridades locais para fazer com que tal manifestação passasse despercebida pela população, além de ser um completo desrespeito com as pessoas que faziam parte da manifestação que envolvia: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além de que os mesmos ainda tentaram usar da presença dos manifestantes para sua própria vanglória perante a população durante a passagem do pelotão enfrente ao Palanque onde se encontravam as autoridades, com a seguinte frase: “ Não temos, a ordem do desfile deste pelotão, por não terem entrado em contata com a Prefeitura, no entanto ele conta com a autorização da Prefeito Municipal”. O que verdade era mentira porque se tinha entrado em contato com a equipe organizadora do evento.

Todavia, só temos a lamentar pela condição política em que estar envolvida a cidade de Picos e pelas pessoas que tal plano fizeram porque não conseguiram calar o Grito engasgado pelos manifestantes picoenses que não se redimiram diante da imposição e que passaram pela avenida no Desfile Cívico da Independência de 2011 como pessoas dignas que lutam pelos seu direitos e não como “cavalos” como muitos desejavam .

VEJAM MAIS ALGUMAS FOTOS:


Abordagem da Força Tática aos pelotão de manifestantes


Força Tática abordando o pelotão

Momento em que dado a ordem de deslocamento do pelotão

Manifestantes pedem exclarecimentos

Nenhum comentário: