segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nossa Senhora dos Remédios é festejada por milhares de fiéis





Milhares de fiéis participaram na manhã desta segunda-feira, 15, da Missa Solene de Nossa Senhora dos Remédios, comemorando o 161º Festejo da Padroeira da cidade e da Diocese de Picos.

Santa Missa foi celebrada no adro da Catedral, teve como presidente dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos, e como padres concelebrantes, o pároco, Pe. Gregório Leal Lustosa, Pe. Flávio Santiago, Vigário Geral da Diocese, Pe. João Pereira, Vigário Judicial, Pe. Mauro Bianchi da Diocese de Piacenza (Itália), Pe. Jonas Batista de Moura, Pe. Sérgio Leal de Moura, Pe. José Walmir Lima, Pe. Carlos Danilo de Araújo, Pe. David Barros e o Pe. José Pio Marinho.

Durante a entronização da padroeira, a imagem saiu do meio do povo e foi levada até o Bispo Diocesano pelas mãos do ator Sávio Barão, que no filme Senhora dos Remédios interpretou o escravo que trouxe a imagem de Salvador até Picos.

Dom Plínio José ressaltou durante a homilia o papel de Maria, mulher simples, resignada e corajosa, que atendeu ao chamado de Deus e vem à humanidade com um sinal de Sua espiritualidade. Que na sua bem-aventurança acreditou e fez cumprir o que Deus lhe havia prometido. Também destacou a elevação dos humildes a partir do momento em que uma mulher sem riquezas materiais e que servia ao próximo foi escolhida como aquela que daria a luz ao Salvador do Mundo.

No ofertório, trabalhadores rurais das comunidades que formam a paróquia colocaram no altar do Senhor frutos desta terra fértil, como gratidão pelo pão de cada dia, pela sobrevivência de inúmeras famílias que se mantêm a partir da agricultura.

Durante a Ação de Graças devotos de Maria dos bairros por onde a Imagem percorreu entraram com placas formando um grande painel com a Imagem de Nossa Senhora dos Remédios, em seguida, jovens e crianças jogaram pétalas de flores sobre todos aqueles que assistiam a Missa.

Antes da Bênção Final o Pe. Gregório Leal Lustosa agradeceu a cada um dos fiéis que participaram desde a peregrinação com a imagem nos bairro de Picos, durante o novenário e aos presentes nesta segunda, dia que a Igreja celebra solenemente a Ascensão de Maria. Agradeceu aos grupos e pastorais que se empenharam durante todo festejo e pediu que o fervor, a devoção e a fé de cada um se mantenham firme no decorrer de todo ano, não só durante o festejo, e assim possam seguir com firmeza os passos de Maria e de Jesus.


Nenhum comentário: