sábado, 11 de junho de 2011

PENTECOSTE

pentecostes O que é Pentecostes?   Dia de Pentecostes

Para os judeus Pentecostes era uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo junto com eles os pagãos amigos e prosélitos. Assim eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. A festa também era conhecida como a festa das setes semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí surgiu o nome Pentecostes, que significa “qüinquagésimo dia”.

No primeiro Pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da a Páscoa, os apóstolos e discípulos de Jesus estavam reunidos em Jerusalém, com medo dos romanos que os perseguiam. Estavam todos reunidos em um lugar chamado Cenáculo, junto com Maria, mãe de Jesus.

Eis que um som como um vento impetuoso encheu o local onde o grupo se reunia, então receberam o Espírito Santo que se manifestou em forma de línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles que começaram a falar em línguas diferente da sua, conforme o Espírito Santo os capacitava e, a partir daquele momento, perderam o medo e começaram a falar sobre Jesus para todo mundo.

Naquela hora houve uma explosão de comunicação. Os apóstolos saíram para as ruas e começaram a anunciar o Evangelho, a falar para todas as pessoas que Jesus era o Filho de Deus, havia ressuscitado e subiu ao Céu. Os visitantes estrangeiros ficaram surpresos ao ouvir os discípulos falando em suas próprias línguas. Alguns zombaram, dizendo que deviam estar embriagados.

Na verdade, foi naquele dia, que a Igreja começou sua história, impulsionada pelos dons do Espírito Santo que vem agindo até os dias atuais.

Nenhum comentário: