quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pastorais da Juventude definem temáticas das Atividades Permanentes


No início deste mês, mais de trinta jovens e assessores das Pastorais da Juventude e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude estiveram reunidos por ocasião do Seminário Nacional de Preparação das Atividades Permanentes das PJs. 




O eixo rezado e assumido para as Atividades Permanentes dos próximos anos (2012, 2013 e 2014) é: A defesa da vida na construção da Civilização do Amor. Este eixo está inspirado na missão das Pastorais da Juventude no Brasil e no continente e dialoga com o desafio da Igreja no Brasil e na América Latina nos próximos anos no que diz respeito à evangelização da juventude. 
A defesa da vida é o aspecto central da ação evangelizadora das PJs e ao se realizar, aproxima de nós a Civilização do Amor, antecipando os sinais do Reino, que só pode acontecer se a vida for prioridade e abundante. No caminho refletido e assumido para as Atividades Permanentes, definiu-se a temática, o lema e a iluminação bíblica da Semana da Cidadania e da Semana do Estudante, uma vez que o Dia Nacional da Juventude foi assumido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e já teve seu tema definido.


Semana da Cidadania
14 a 21 de abril de 2012
Tema: Juventude e saúde alimentar
Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa
Referencial Bíblico: Ap 22, 2 e Jo 6, 27


Semana do Estudante
06 a 12 de agosto de 2012
Tema: Semana do Estudante - 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor
Lema: No caminho da história, a opção por uma educação libertadora
Referencial Bíblico: Lucas 24, 13-35


Dia Nacional da Juventude
Tema: Juventude e Vida
Lema: Que vida vale a pena ser vivida?
Referencial Bíblico: Jo 10, 10

O Seminário foi um tempo de avaliação e discernimento da missão das Pastorais da Juventude, por meio das Atividades Permanentes. Foi também uma oportunidade de reflexão sobre a conjuntura atual, que implica em desafios e oportunidades para a atuação das PJs nos próximos anos.
No desejo de fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo, a reflexão dos/as jovens e assessores/as foi iluminada pela Palavra de Deus, já em clima de celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, e orientada pelas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. 
Para pensar o caminho das Atividades Permanentes, também foram iluminadores a Campanha da Fraternidade 2012, o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude em 2013, o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil e o documento do CELAM “Civilização do Amor – Projeto e Missão”.




Fonte: www.pj.org.br

Nenhum comentário: