quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Juventude se prepara para III Missão Jovem da Diocese de Picos





De janeiro a outubro de 2013 a Diocese de Picos realizada a III Missão Jovem, que tem como tema “Juventude, a vida não pode parar” e lema “Ide e façam discípulos meus em todas as nações” (Mt. 28,19).

A Missão percorrerá todos os 42 municípios que formam a Diocese, atualmente dividida em 18 paróquias e organizada em 07 zonais, tendo entre os objetivos “despertar nos jovens a paixão pela pessoa de Jesus Cristo, fazendo nascer o ardor missionário da juventude para que sejam protagonistas da missão, promovendo momentos fortes nas cidades, comunidades e zonais da Diocese e suscitando novas lideranças juvenis”.
Visando a preparação para este período intenso de missão, a Pastoral da Juventude realizou ao longo de 2012 três formações para os jovens missionários, que estão atuando como multiplicadores e articuladores dentro das paróquias. No último treinamento, realizado no início de setembro, foram lançados o cartaz e o hino da III Missão Jovem, escolhidos através de concurso entre a própria juventude.
A arte inicial do cartaz eleito passou por algumas alterações, mas conservou a ideia do autor Miranilson Arrais, do município de Pio IX.  Robério Portela, Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude explica o significado do cartaz a partir do contexto atualmente vivenciado pela juventude.
“O cartaz traz a imagem de três jovens que marcham juntos rumo à cruz, uma cruz que não representa a morte, mas uma cruz que representa a vitória sobre a morte. Os jovens marcham seguindo rumo à civilização do amor, representada pelo mundo que tem em sua volta a ciranda com várias pessoas, de caras, cores, jeitos diferentes. Ao fundo o horizonte a Catedral Nossa Senhora dos Remédios, que representa a Diocese de Picos, trazendo presente à juventude que marcha rumo a nossa Igreja particular, jovens de todo o estado”, afirma.

A III Missão Jovem terá a seguinte programação:
10 a 13 de janeiro o Zonal III recebe 60 missionários do Zonal V
31 de janeiro a 03 de fevereiro o Zonal II recebe 120 missionários do Zonal VII
07 a 10 de março o Zonal I recebe 60 missionários do Zonal VI
24 a 28 de abril o Zonal IV recebe 100 missionários do Zonal I
16 a 19 de maio o Zonal V recebe 80 missionários do Zonal III
06 a 09 de junho o Zonal VI recebe 100 missionários do Zonal IV
16 a 20 de julho acontece a Semana Missionária em preparação para JMJ com acolhida de 200 jovens estrangeiros na Diocese de Picos
23 a 28 de julho acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio
15 a 18 de agosto o Zonal VII recebe 120 missionários do Zonal II
17 a 30 de outubro Picos recebe 30 missionários de cada paróquia culminando a III Missão Jovem com a Romaria da Juventude celebrada no Dia Nacional da Juventude – DNJ.