terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mais de quinhentos jovens celebram o Dia Nacional da Juventude no Zonal I







A pastoral da Juventude do Zonal I da Diocese de Picos, que é formado pelas paróquias Nossa Senhora dos Remédios e Sagrado Coração de Jesus, se reuniu no último domingo, dia 18 de novembro, na cidade de Picos para celebrar o Dia Nacional da Juventude.

A programação teve início às 16h30 com a mística de acolhida da juventude de Picos, Aroeiras do Itaim, Itainópolis e Vera Mendes na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, onde às 17h o Pe. Gregório Leal Lustosa presidiu a Santa Missa em Ação de Graças aos jovens.
Com a Catedral cheia o Pe. Gregório baseou-se no lema do DNJ “Que Vida Vale a Pena Ser Vivida?” e convidou cada um a idealizar o amanhã, refletindo sobre qual vida desejam viver quando forem adultos ou idosos. O padre destacou que o amanhã começa a ser construído hoje, que cada jovem viverá no futuro aquilo foi construído durante a juventude. “A partir de agora devemos nos alegrar na fé e na esperança, semeando bons frutos, pois temos uma longa caminhada pela frente”, ressaltou.

Após a Celebração Eucarística os jovens saíram em caminhada com faixas e balões até a quadra do Colégio Santa Rita, onde se divertiram ao som das cantoras picoenses Juliana Guedes, Deisyane Nunes e da Banda Católica “Os Filhos da Mãe Aparecida”, de Teresina.

De acordo com a Ir. Liliane Oliveira, Assessora Diocesana da PJ, o Dia Nacional da Juventude é uma oportunidade de reunir os grupos de base de todas as paróquias para celebrar a vida. “Embora o DNJ seja um evento de massa, ele é preparado pelos grupos antes de acontecer, a gente trabalha o tema, os subsídios e a oportunidade de reunira a juventude na celebração da vida sempre abordando uma temática social”, afirma.

Jefferson Oliveira, Coordenador da Pastoral da Juventude na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios acrescenta que o tema “Juventude e Vida” foi trabalhado não só dentro dos grupos, mas inserido dentro da comunidade, mostrando o trabalho da Pastoral, que na paróquia está atuando a partir de 22 grupos de jovens.

“A partir desse trabalho os jovens ganham autoridade dentro da comunidade, todos começam a vê-los com outro olhar, com mais responsabilidade e eles se sentem valorizados e motivados a viver cada vez mais engajados nas causas sociais”, disse o coordenador paroquial.

Jefferson Oliveira e Ana Miria - Coordenadores Paroquiais da PJ

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com sede em Itainópolis, participou com uma caravana de 70 jovens, que juntamente com os que ficaram na paróquia, participaram de formações sobre a temática do DNJ.

“Nós realizamos três encontros consecutivos sobre o Dia Nacional da Juventude, trabalhamos o subsídio do site nacional da PJ com os jovens e no sábado celebramos com toda juventude. No mundo em que vivemos, os jovens estão muito voltados para as drogas, violência, prostituição, então é hora da juventude se questionar sobre ‘que vida vale a pena ser vivida?’, o que devemos ter como prioridade nas nossas vidas”, pontuou Ana Miria, Coordenadora Paroquial da PJ em Itainópolis.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS!

 

 

Mística de Acolhida

 

Missa na Catedral


Pe. Gregório Leal Lustosa

Ir. Liliane Oliveira

 

Caminhada pela cidade

Juliana Guedes

 

Os Filhos da Mãe Aparecida

 

 

 

 

Deysiane Nunes