quarta-feira, 25 de julho de 2012

Juventude promove momento missionário na Comunidade do Bairro Paroquial





O Conselho Comunitário de Pastoral do Bairro Paroquial juntamente com a Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios realizam no bairro um dia de Missão Jovem, que aconteceu no último domingo, 22 de julho, com o TEMA: Comunidade em missão, semente de transformação! E lema: Ide, pois, e fazei discípulos meus todos os povos (Mt 28,19). 

Inspirados e conduzidos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE) e pelo Plano Pastoral Paroquial para o triênio 2012-2015, que sugerem: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10) rumo ao Reino definitivo”.

As atividades programadas começaram bem cedo com a acolhida dos missionários e café partilhado, seguindo com a oração da manha e envio dos missionários, iniciando as visitações âs famílias da comunidade e indo ao encontro principalmente dos jovens.

Durante as visitações os missionários puderam conhecer a realidade dos moradores da comunidade e na mesma ocasião também realizar o mapeamento comunitário 2012 que servirá como principal fonte de estudo para determinação de linhas de atuação do Conselho Comunitário de Pastoral na Evangelização dos habitantes da comunidade. As visitas foram encerradas ao meio dia com o almoço comunitário e avaliação das visitas, tendo as atividades retornadas à noite com o encontrão com a juventude.

Na ocasião estiveram presentes assessorando na missão aproximadamente 45 pessoas entre jovens de diversos grupos da Paróquia da Catedral, Jefferson Oliveira – Coordenador Paroquial da PJ, Edvaldo - Seminarista Maior, Ir. Margarida Silva - Calvariana e, pessoas de boa vontade da comunidade, além de convidados que vieram juntar forças nesse grande momento de evangelização cumprindo com os principais objetivos propostos: Anunciar e testemunhar a Pessoa de Jesus Cristo e seu Evangelho; Animar e despertar a Juventude para a Vida Comunitária e Pastoral.  


 

 

 

 

 

 

Bote Fé na Vida Picos mobiliza a juventude rumo a JMJ Rio2013



Bote Fé na Vida, evento que marcou a contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 foi realizado em vários locais do país simultaneamente, inclusive na Diocese de Picos, na tarde de domingo, 22 de julho.

O local escolhido para sediar o evento foi a Avenida Severo Eulálio em Picos, onde os competidores puderam fazer suas inscrições e adquirirem suas camisas do evento gratuitamente.

Vários competidores participaram da corrida, que reuniu uma média de 100 participantes, entre jovens, adultos, idosos e atletas profissionais que disputaram nas categorias femininas e masculinas.

Os vencedores das categorias foram premiados com medalhas e troféu Bote Fé na Vida. Ao todo, a corrida foi realizada em 250 cidades brasileiras. O objetivo, segundo os organizadores, foi 'integrar esporte, saúde e qualidade de vida'.

Para a Juventude da Diocese de Picos, o Bote Fé na Vida foi uma experiência inovadora e extraordinária que deveria ser repetida e se tornar um evento permanente, pois essa iniciativa incentiva à juventude ao cuidado com a saúde e principalmente com a Vida. Além disso, esse momento foi marcante por dar inicio a contagem regressiva de um ano para o maior evento católico do mundo que é a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho de 2013,  aumentando ainda mais as expectativas de nossos jovens para esse momento tão esperado na Vida da Juventude Brasileira.


 

 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Pastoral da Juventude realiza missão na comunidade São Vicente


Cerca de trinta jovens da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, realizaram no último domingo, 15 de julho, missão à comunidade do Bairro São Vicente.

A missão foi marcada por uma longa caminhada, visita às famílias e convite aos jovens para  também integrarem a Pastoral da Juventude através do grupo Miraje, que é o grupo de jovens da comunidade.
Entre as visitas, os jovens PJ também ouviram relatos sobre a violência presente na comunidade, e a necessidade de mais ações que possam envolver principalmente a juventude, que é a mais atingida com essa realidade.
Durante a avaliação da missão, a comunidade destacou o exemplo missionário que foi dado pelos jovens, e a importância de promover a fraternidade dentro do Bairro São Vicente. Na oportunidade, o senhor João Batista deu o seu testemunho de vida, falando sobre a alegria de estar entre os jovens, e ver em cada um o futuro da cidade e do país. Também contou sobre a dolorosa experiência de ter sido um dependente químico e como conseguiu deixar o mundo das drogas.
O coordenador da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios emocionou-se com tamanha alegria ao ver tantos jovens participando da missão na comunidade São Vicente. Ao término, agradeceu toda a comunidade por ter recebido tão bem os jovens missionários.


 


 


 


 


Fonte : dp15.com

Conheça Oração Oficial da JMJ Rio 2013

Na noite desta sexta-feira, 13, jovens do mundo inteiro, em especial os cariocas, puderam conhecer a Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Os jovens estiveram reunidos no Centro da capital carioca para testemunharem sua alegria e vida de oração para a sociedade. Junto com eles, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, rezou, louvou, adorou e agradeceu a Deus por mais esta graça de poder ter uma oração que possibilitará a unidade e a intercessão de todo o povo de Deus em favor da JMJ Rio2013.

Dom Orani, que também é Presidente do Comitê Organizador Local da Jornada (COL), anunciou a Oração Oficial da JMJ Rio2013 após uma Missa realizada no Largo da Carioca, no Centro da cidade. Além disso, o arcebispo enviou uma mensagem fraterna a todos os bispos do Brasil animando-os e convidando-os a promover a utilização da oração em suas dioceses em todas as missas dominicais, nos espaços em que os padres acharem oportunos.

“Pensar na Jornada Mundial da Juventude é pensar numa realidade próxima e de grande impacto na vida dos nossos jovens e de toda a Igreja no Brasil. Para isso, sabemos que o caminho mais seguro nesta construção, é a oração. A Jornada, primeiramente, só é possível por meio das nossas orações e constante entrega a Deus, oferecendo todos os nossos sacrifícios diários, por amor a Deus e em prol dos frutos do evento”, afirmou Dom Orani em sua mensagem.


Conheça a Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013):


Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste
homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle proclamassem a
Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que
brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do
Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto
do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos
conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os
jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te
encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia, para
percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova
evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua
Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens
para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos
quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se
grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de
um mundo novo.

Amém!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Juventude de Picos articula a Corrida de Rua “Bote Fé na Vida”






Esporte, saúde, fé e qualidade de vida integrados. Estes são os objetivos do “Bote Fé na Vida”, corrida de rua que vai movimentar simultaneamente 250 cidades de todo o Brasil no domingo, 22 de julho, inclusive a cidade de Picos.
Em cada cidade, os participantes vão percorrer a distância de 5 Km e marcar a contagem regressiva de um ano para a abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, marcada para os dias 23 a 28 de julho de 2013.

A iniciativa do “Bote Fé na Vida” é da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ. Em cada cidade, há também apoiadores locais, que colaboram para a viabilização do evento.

Na Cidade de Picos a corrida será realizada na Avenida Severo Eulálio, com saída às 16h, por isso os jovens devem chegar antes ao local, para fazer a inscrição, que é gratuita e dará direito à camiseta. Os três primeiros colocados levarão para casa troféu e medalhas.

As inscrições também podem ser feitas com antecedência nas secretarias das Paróquias Nossa Senhora dos Remédios, no Centro de Picos, São José Operário, no Bairro São José e na Paróquia São Francisco de Assis, no Bairro Junco.

A Corrida de Rua Bote Fé na Vida está sendo articulada pelo Setor Diocesano da Juventude, e conta com o apoio do Laboratório ProntoAnálise, Água de Coco Quero-Coco e A e M Cerimonial e Eventos.  Para ser um apoiador entre em contato através do telefone (89) 3422-1961.

Com informações da CNBB.

Conheça o cartaz da Campanha da Fraternidade 2013


O Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Foi apresentado na ExpoCatólica, em São Paulo, numa cerimônia contou com a presença de bispos, autoridades civis, sacerdotes, religiosos, jornalistas e empresários.

Para o arcebispo de São Paulo, Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, o cartaz faz um apelo ao jovem para um maior envolvimento na CF 2013 e na preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. "O cartaz coloca em evidência a jovialidade e a alegria. Existem muitos problemas no mundo, mas os jovens olham para frente. E eles têm o direito de olhar com esperança para o futuro. Eu acredito que a Campanha da Fraternidade será uma grande contribuição para que os jovens recebam uma resposta aos seus sonhos" disse o Cardeal.

Segundo o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, o tema da CF 2013 reforça a opção da Igreja pela juventude. "Tendo como referência a cruz de Jesus Cristo, o cartaz traz, em primeiro plano, uma jovem que demonstra alegria em resp0nder ao chamado que Deus lhe faz. A Igreja acredita nessa disponibilidade da juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade", disse Dom Eduardo.

O diretor geral das Edições CNBB, Padre Valdeir Goulart disse que o lançamento oficial será realizado em agosto, em Brasília, junto com o texto base e os subsídios. "Como o cartaz já estava pronto, porque os bispos o escolheram no mês passado, decidimos apresentar na ExpoCatólica, especialmente aos meios de comunicação e aos empresários", disse o sacerdote.

A Feira teve fim no dia 8 de julho. Vários estandes apresentaram suas empresas e produtos no segmento religioso, no ExpoCenter Norte.

A JMJ Rio2013 também esteve presente no evento, com as novidades para 27ª Jornada Mundial da Juventude. Durante o evento, foram apresentados detalhes da feira em 2013 - que será no Rio de Janeiro, dias antes da JMJ - palco da realização do “Bote Fé Brasil”, evento oficial na JMJ Rio 2013. O “Bote Fé” é realizado pela CNBB todos os meses nas dioceses por onde passam os Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

Em 2013, os dois eventos juntos, a ExpoCatólica Rio e Bote Fé Brasil ocuparão 200 mil m² do Centro de Exposições Riocentro, tendo início dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da Jornada.


Fonte: CNBB

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Jovens de Picos realizam missão no Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida

No último domingo, 08 de julho, a Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios realizou um dia de Missão Jovem no Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida em Picos, que também é conhecido como Cidade de Deus. Pela manhã ocorreram as visitas e o mapeamento das famílias, além de uma rápida avaliação das visitas. Já na parte da tarde, os jovens tiveram dois momentos, o primeiro foi um encontrão com a juventude e o segundo foi a Celebração da Palavra com toda a comunidade.

Na ocasião, os jovens missionários contaram com a assessoria da Ir. Catarina, da Congregação das Filhas de Jesus, que vem desempenhado um forte trabalho de evangelização nesta comunidade, tendo organizado a comunidade para a acolhida dos missionários. Também, estiveram presentes jovens dos diversos grupos e comunidades da paróquia.

“A Missão superou as expectativas esperadas, principalmente pela maneira como os missionários foram bem acolhidos na comunidade e pelo número de missionários jovens que estiveram presentes”, afirma Jéfferson Oliveira, Coordenador Paroquial da Pastoral da Juventude. (Veja mais fotos)



 

 

 

 

 

 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Padre Francidilso Silva é ordenado na Catedral de Picos








A Ordenação Sacerdotal aconteceu na Catedral de Picos, com início às 9h, foi presidida por dom Plínio e concelebrada pelos padres da Diocese de Picos e de Teresina, com a presença dos seminaristas e de um grande número de amigos, familiares e caravanas de diversas paróquias.

Durante a Ladainha Francidilso Silva prostrou-se no chão como gesto de humildade. Com a Oração Consecratória foi ordenado sacerdote, em seguida recebeu a sua nova paramentação das mãos da sua mãe Nazaré Nascimento e do Pe. Gregório Silva, logo após teve as mão ungidas com o Óleo do Santo Crisma e recebeu das mãos de dom Plínio o cálice com vinho, e a patena com a hóstia para serem consagrados, seguindo a Liturgia Eucarística.

Na Ação Graças o Pe. Francidilso Silva foi homenageado com um cálice, ofertado pelo Pe. Pio Feitosa e Paróquia Santo Antônio, em Padre Marcos. Também foi homenagiado pela Pastoral da Juventude da Catedral com um quadro da qual o mesmo aparece ao lado de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de sua paróquia-mãe e da Diocese de Picos e, e uma estola com o símbolo da PJ da Pastoral da Juventude Diocesana. Na oportunidade o neo-sacerdote manifestou seu profundo agradecimento ao clero da Diocese, por tê-lo acolhido, aos padres que o acompanharam desde o despertar vocacional e durante a formação no seminário e especialmente à sua família, por todo amor dedicado.

“O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas, somos chamados, não por nossas capacidades, mas pela bondade de Deus. Ele nos escolheu por inteiro, agradeço a Deus por ter me feito pastor dos seus filhos, juntamente com o Bispo e todo presbitério para servir nesta porção do povo de Deus”, disse.

Membros do Projeto Amigos do Seminário adentraram a Catedral com uma faixa parabenizando a Diocese de Picos pela ordenação de dois novos padres. Após a Missa todos participaram do almoço de confraternização realizado no Centro de Treinamento Diocesano. Veja mais fotos

 


Apresentação do candidato a Ordenação Presbiteral
Momento da Ladainha e Prostação 
Momento do recebimento da nova Paramentação
Unção com o Óleo do Santo Crisma
Unção com o Óleo do Santo Crisma
Recebimento do Cálice e da Pantena


Consagração Eucaristica
Igreja Catedral
Familia de Pe. Fracidilso









Pe.Francilso recebe estorla com simbolo da PJ
Pe. Francidilso recebe Cálice e Pantena da Paróquia de Santo Antônio



Fonte: Diocese de Picos