quinta-feira, 28 de junho de 2012

Juventude de Picos se prepara para corrida de rua “Bote Fé na Vida”






O Setor Diocesano da Juventude na Diocese de Picos realiza no dia 22 de julho a corrida de rua “Bote Fé na Vida”, que faz parte do projeto de evangelização da juventude através do esporte, em preparação para a JMJ 2013.
A corrida de rua será um evento nacional, realizado na mesma data em todas as dioceses do País. Nesta dia os jovens católicos do Brasil iniciam o ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que culmina em julho de 2013 no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI e de jovens de diversos países do mundo.
O Setor Diocesano da Juventude está articulando todos os grupos de jovens das três paróquias na cidade de Picos: São Francisco do Junco, São José Operário do Bairro São José e Nossa Senhora dos Remédios da Catedral, para que possam participar do evento, outros jovens que não integram os grupos também são convidados, a corrida será realizada na Avenida Severo Eulálio, às 16h, as inscrições serão feitas no local.
De acordo com a coordenação, a finalidade da corrida de rua “Bote Fé na Vida” é divulgar a JMJ, em virtude da contagem regressiva de 1 ano para o evento, fomentando unidade entra diversas expressões da juventude local, promovendo a qualidade de vida e despertando o esporte como canal de prevenção às drogas e promoção de saúde, bem como de inclusão social.


Fonte: dp15.com

Escolhida a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013



Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, o CD da Campanha da Fraternidade traz o Hino da CF e o repertório quaresmal correspondente a cada ano. O hino poder ser executado em algum momento (mais adequado) da celebração, a critério da equipe de celebração e de quem preside. “Por exemplo, em algum momento da homilia – o que facilitará a vinculação da liturgia da palavra com a vida (tema da CF) – ou nos ritos finais, no momento do envio. Prioritariamente, o hino deve ser usado nos momentos de estudo e encontros de formação sobre a CF”, afirma o assessor de Música Litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala.

O hino da Campanha da Fraternidade de 2013 já foi escolhido. A CF 2013 terá como tema: “Fraternidade e Juventude”, e tem como lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O processo de escolha do hino passou por dois momentos: concurso para a letra e concurso para a música.

Na segunda quinzena de dezembro de 2011, representantes das Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia, Juventude e Campanha da Fraternidade, juntamente com o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, escolheram a letra. Dentre as mais de 40 letras enviadas foi escolhida a do compositor Gerson Cezar Souza.

No final de maio deste ano, representantes das Comissões de Liturgia e Juventude, maestros convidados e o secretário geral da CNBB, escolheram a música. A música escolhida foi a dos compositores Gil Ferreira e Daniel Victor Santos.

“A CNBB recebeu mais de 100 contribuições e a equipe analisou cuidadosamente cada uma das composições levando em conta os critérios do concurso e as avaliações da CF deste ano”, disse o padre José Carlos Sala, ressaltando ainda a grande riqueza melódica, harmônica e rítmica em estilos, os mais variados, próprios da diversidade cultural do nosso país.

Os bispos do Consep, reunidos em Brasília nos dias 19 e 20 de junho analisaram a composição e a aprovaram.




Fonte: CNBB

quinta-feira, 21 de junho de 2012

São Luíz Gonzaga, rogai pela nossa Juventude



Hoje, 21, a Igreja do mundo festeja São Luís Gonzaga.Considerado o Patrono da Juventude, São Luís Gonzaga nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione. Recebeu por parte de sua mãe a formação cristã. Já seu pai o motivava a ser príncipe. Sua família tinha muitas posses mas, graças ao amor de Deus, Luís - desde cedo - deixou-se possuir por esse amor. Deixar-se amar por Deus é fonte de santidade, já dizia.

Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora. Ali descobriu seu chamado à vida religiosa e queria ser padre. Seu pai, ao saber disso, o levava para festas mundanas, na tentativa de fazê-lo desistir de sua vocação. Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu durante seis anos. Com pouco mais de vinte anos, faleceu de uma peste que havia se espalhado em Roma. 




São Luís Gonzaga, rogai por nós! 




Juventude da Catedral realiza doação de Alimentos


No último fim de semana, 16, o Grupo de Jovens JUC – Juventude Unida a Cristo, da Comunidade de Nossa Senhora da Conceição – Bairro Passagem das Pedras, realizou a doação de alimentos não perecíveis a famílias carentes do Conjunto Habitacional N.Sra.Aparecida. Na ocasião os jovens visitaram as famílias e distribuíram cestas básicas. A visita às famílias contou com a assessoria de Ir. Catarina da Congregação das Filhas de Jesus e Jéfferson Oliveira, Coordenador Paroquial da Pastoral da Juventude da Catedral de Picos.