segunda-feira, 30 de abril de 2012

Catedral Celebra Semana da Cidadania 2012


A Paróquia de N. Sra. dos Remédios em Picos, celebrou no último fim de semana, 21 e 22, a Semana da Cidadania 2012. A comemoração deu foco ao tema “Juventude e Saúde Alimentar” e o Lema “É preciso ter cuidado com o que se põe na mesa”.

O encontro ocorreu no salão paroquial da respectiva paróquia, começando as 16h00min se estendendo até o inicio da noite, contando com a participação de aproximadamente 150 jovens dos grupos de base da paróquia e a assessoria da Cristiane Sousa – Assessora Diocesana da PJ -, onde se foi trabalhado os três eixos da Semana da Cidadania deste ano: Direito, Agricultura e Saúde. Fazendo com que os jovens tivessem consciência do que de fato ingerem diariamente e os impactos causados por uma má alimentação em nosso organismo. Também foi a abordada a problemática da fome que assola boa parte da população mundial.

Além do momento formativo, contamos com momento de animação e muita descontração para a juventude, além de um banquete de frutas onde todos puderam lanchar de maneira saudável e encerramos o encontro com a missão de todos os grupos de base realizar uma atividade solidária para serem apresentadas no próximo planejamento da PJ Paroquial.

Em seguida, toda a juventude se reuniu novamente no domingo as 19h00min na Catedral para a Celebração Eucarística em Ação em Graças pela Semanada Cidadania que foi presidida pelo Pe. Gregório Leal, na mesma foi realizado a Benção Solene da Placa-Marco da Passagem dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude pela Diocese de Picos que ocorreu entre 19 e 21 de março. (Clique aqui e veja mais fotos)






quinta-feira, 19 de abril de 2012

Semana da Cidadania 2012

A Semana da Cidadania (SdC) de 2012, que acontecerá de 14 a 21 de abril, propõe neste ano o tema Juventude e Saúde Alimentar e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”.

A Semana da Cidadania é uma das atividades permanentes assumidas pela Pastorais da Juventude, que estimula os jovens para o exercício do seu protagonismo, promovendo junto aos eles atividades de formação e de mobilização em torno do tema a cada ano. Também, é um espaço para a convocação de novos grupos de jovens e para despertar para a vida comunitária.

Como aprendemos com a Campanha da Fraternidade deste ano, saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).

Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. Pensemos nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensemos nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Pensemos em garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança.

O referencial bíblico Jo 6, 27 deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida. 
 
Que a SdC nos ajude a cultivarmos, também nos hábitos alimentares e na relação com os/as outros e com o mundo, nossa Casa, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.