sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Adquira a sua camiseta do Bote Fé Picos

Nos dias 19, 20 e 21 de março a Diocese de Picos recebe a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude entregues pelo Papa João Paulo II aos jovens, que há 28 percorrem o mundo mostrando a todos um testemunho de fé viva e transformadora na caminhada da juventude.
 

A peregrinação dos símbolos por todas as dioceses do Brasil faz parte dos preparativos para a primeira Jornada Mundial da Juventude realizada em solo brasileiro, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, com a presença já confirmada do Papa Bento XVI.
 
A Diocese de Picos desenvolveu uma vasta programação para receber os símbolos da JMJ (Clique Aqui e Veja a Programação Completa), que inclui a passagem pelos municípios de Picos, Ipiranga, Jaicós, Paulistana, Padre Marcos, Simões, Fronteiras, Alegrete e Campo Grande do Piauí, com momentos de vigília, caminhadas, Santa Missa e o Show BOTE FÉ PICOS, que será aberto ao público e acontece no dia 19 de março às 21h.
 
As camisetas já estão à venda e custam apenas R$ 15,00, podem ser encomendadas com João Carlos da PJ Catedral (89)9926-7896.





quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

GRUPO DE JOVENS... POR QUE PARTICIPAR??


Grupos de jovens são grupos que se criam relacionamentos de irmão, confrontando a vida com o evangelho e formando lideranças jovens para engajamento na comunidade eclesial e na sociedade. Nos grupos o jovem é convidado a conhecer e participar da vida com Jesus. Porém o processo de evangelização busca uma realidade contemporânea e atrativa para motivar os jovens a participarem continuamente até virem a ser tornar líderes ou membros ativos de nossa comunidade.

Os grupos seguem como base o modelo do grupo criado por Jesus onde havia uma convivência contínua entre aqueles doze apóstolos. Assim os grupos são inicialmente pequenos para que se possa partilhar a vida, as palavras e cultivar a amizade verdadeira.

Os encontros giram em torno da Palavra, da Partilha, de experiências e vivências na fé além dos compromissos assumidos em frente aos desafios propostos nas dinâmicas.

Grupo de jovens são células da comunidade e de pastorais como a Pastoral da Juventude.Grupo de jovens são a alma renovadora da Igreja, a mola propulsora para a ações e a força necessária para as mais difíceis caminhadas.

Participar dos grupos de jovens em sua comunidade é fazer parte da história de Jesus, é ser verdadeiramente livre.

Venha para um grupo de jovem você também!!!


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A União da Juventude

No último sábado, 11 de fevereiro, houve o primeiro encontro do ano de 2012 do grupo de jovens JUBCV (Jovens Unidos do Bairro Canto da Várzea) que com com muita alegria recebeu o grupo de jovens JUSEC (Juventude Semente de Cristo), que visitou o JUBCV pela primeira vez e ministraram a reunião. 
Durante a reunião foi debatido sobre  o que realmente seja um grupo de jovens e também, algumas passagens do livro Apocalipse. Houve momentos de muita animação e louvor a Deus, além de ter proporcionado grandes laços de amizade entre os grupo. Aproveitando a oportunidade houve a apresentação da nova coordenação do grupo JUBCV.








Catedral realiza XIX Assembleia Paroquial de Pastoral


No ultimo fim de semana, de 10 à 12 , a Paróquia de N.Sra. dos Remédios - Catedral de Picos, realizou a XIX Assembleia Paroquial de Pastoral. Norteados pelo tema: “À luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, queremos Evangelizar”, estiveram presentes as representações dos grupos, pastorais, movimentos, comunidades, associações e congregações religiosas que compõe a paróquia para avaliar o ano de 2011 e inspirados à luz do Espírito Santo planejar o ano de 2012. 

A Assembléia foi desenvolvida em volta de três momentos principais distintos divididos ao longo de três dias. No primeiro momento, sexta-feira, ocorreu à abertura do encontro seguida pela a formação de grupos de estudo onde houve a exposição dos avanços, os recuos e as dificuldades de cada entidade da paróquia, fazendo assim com que os participantes dos grupos pudessem ver as diversas realidades da nossa paróquia confrontando com suas realidades cotidianas. 

No segundo momento, sábado, o encontro teve suas atividades retornadas na parte da tarde, tendo inicio os com o estudo e aprofundamento das cinco urgências propostas dela Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, sendo o mesmo assessorado pelo Diácono Wagner Carvalho e, em seguida um breve estudo da sobre a Campanha da Fraternidade 2012, logo após a Assembleia teve recesso para o jantar, retomando as atividades com os grupos de estudo para discutição dos passos que ajudariam no planejamento paroquial, encerrando o segundo dia logo depois. 

Os trabalhos no domingo, terceiro momento, começaram bem cedo com a Celebração Eucarística, presidida pela o pároco da Catedral Pe. Gregório Leal Lustosa e co-celebrado pelo Diácono Wagner. Em seguida, foi servido o café, seguindo as atividades com o planejamento onde todas as pastorais puderam planejar os rumos da paróquia deixando expressas as atividades que já realizam e que pretenderia realizar em parceria com demais pastorais assim fazendo com que houvesse uma maior comunhão entre as pastorais e movimentos. Após o planejamento, as pastorais puderam fazer seus pronunciamentos, concluindo em seguida a Assembleia com o almoço. 

Assim, concluída a XIX Assembleia Paroquial de Pastoral, foi notável a alegria e o entusiasmo dos participantes e do Pároco da Catedral Pe. Gregório com os novos planos e sonhos da paróquia e das pastorais, e a vontade de servir e estar disponível à missão de Evangelizar. O que pode ser sintetizado nas palavras do Diácono Wagner - “É necessário apaixonar-se, e se deixar apaixonar por Jesus Cristo sem medo...”, afirma ele. 




“É Deus que nos convida pra trabalhar, o amor repartir 

e as forças juntar... Entra na roda com a gente...” 


VEJA MAIS FOTOS:



sábado, 11 de fevereiro de 2012

Pastoral da Juventude se prepara para receber os símbolos da JMJ e Assembleia Paroquial


 
Na ultima quinta-feira, a Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios se reuniu para planejar a recepção dos símbolos da JMJ na paróquia e a Assembleia Paroquial da Pastoral da Juventude.
 
Desse modo, demos o ponta pé inicial em preparação para a passagem dos símbolos da JMJ por nossa paróquia, onde foram definidas as primeiras equipes de trabalho e organização para que tudo saia da melhor maneira possível nesse momento tão especial em nossa Diocese e em nossa paróquia.
 
Assim, logo após a definição das equipes de trabalho para passagem da dos símbolos da JMJ a reunião prosseguiu com a segunda pauta que fazia referencia a Assembleia Paroquial da PJ que foi avaliada por os representantes dos grupos de jovens da paróquia que concluíram que a mesma deverá ocorrer no próximo dia 26 de fevereiro de 2012, a partir das 8:00h no Salão Paroquial da Catedral. 
De acordo, com o Coordenador Paroquial da PJ, Jéfferson Oliveira, ”A Assembléia deverá receber as representações de todos os grupos de jovens da paróquia e comunidades que ainda não possuem grupos de jovens para que juntos possamos planejar as linhas de atuação da PJ em todas as comunidades da paróquia assim fazendo com que ocorra a nucleação de novos grupos e a reanimação dos já existentes”, afirma ele. O mesmo também deixou expressa a alegria de ver todos os representantes dos grupos de base ali reunidos o que há algum tempo não acontecia, pois segundo ele “Isso e fundamental para o bom funcionamento da PJ em nossa paróquia, fico muito feliz, pois esse ano em nossa paroquia tem muito trabalho pela frente e se todos trabalharem juntos tudo será mais fácil”.
 
A reunião também contou com a presença e assessoria da Irmã Liliane e do Diácono Wagner Carvalho que se colocou a disposição da PJ e durante sua apresentação expressou em suas palavras - “A Juventude não é o futuro da Igreja mais, sim o presente”.



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lançada a logomarca oficial da JMJ Rio 2013


  

 
Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo. 

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.