quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Logomarca da JMJ Rio 2013 será apresentada no dia 1º de fevereiro

O Comitê Organizador Local (COL/Rio) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) fará o lançamento da logomarca oficial da JMJ Rio2013, na quarta-feira, 1º de fevereiro. A cerimônia será às 10h no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, onde fica a sede do Comitê. Na ocasião, o presidente do COL e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, irá apresentar também o autor da logo, que foi escolhida através de concurso.

A expectativa é grande em torno da divulgação do símbolo de um dos maiores eventos que o Brasil irá sediar. Para chegar ao símbolo atual, foi percorrido um longo caminho, iniciado no dia 27 de setembro de 2011 com o lançamento do edital do concurso para escolher a logo oficial da JMJ. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo chegaram ao Comitê e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica.

Após o encerramento das inscrições do concurso, no dia 31 de outubro, começou o processo de seleção, onde as logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL.

No dia 13 de dezembro os dois logos finalistas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolheu a vencedora em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local. Na ocasião foi também confirmada a data de chegada do Papa Bento XVI no Rio de Janeiro.

JMJ

A 28ª JMJ acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. A expectativa é que esta edição bata o recorde de participantes. Na última edição, em Madri, Espanha, reuniu cerca de um milhão e meio de jovens de 187 nacionalidades diferentes, o que gerou 354 milhões de euros para a economia espanhola.

O Brasil já vive o clima da Jornada com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ RIO 2013.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Diocese de Picos divulga a programação para a passagem dos símbolos da JMJ





O Setor Diocesano da Juventude divulgou a programação oficial da Peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora pela Diocese de Picos. A chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude acontece no dia 19 de março, às 12h, no município de Ipiranga com a celebração de acolhida, e permanece até o dia 21, com a entrega para a Diocese de Oeiras.
A Cruz e o Ícone devem passar por todas as Dioceses do Brasil até julho de 2013, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, com a presença já confirmada do Papa Bento XVI.

A Diocese de Picos contará com uma programação extensa, que inclui a passagem por diversos municípios, show cultural “Bote Fé Picos”, caminhada com os símbolos, momentos de vigília com os jovens, visita à Universidade Federal do Piauí e ao Hospital Regional Justino Luz, bem como o lançamento da III Missão Jovem, que acontece no dia 21 de março, durante o encerramento da visita dos símbolos.
De acordo com o Diácono Francidilso Silva, Coordenador do Setor Juventude, a expectativa é que a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pela Diocese de Picos possa animar a juventude, promovendo um encontro com Jesus, e manifestando nos jovens o desejo de se tornarem discípulos missionários do Pai.
Confira a Programação:
Dia 19 de março (Segunda-feira)
12h00 – Chegada na cidade de  Ipiranga, Teresina faz a entrega da Cruz e do Ícone à Diocese de Picos, com Celebração de Acolhida.
14h30 - Saída de Ipiranga
17h30 - Chegada ao Posto Novo em Picos, saindo em caminhada até a Igreja de São José Operário, Bairro São José em Picos.
18h00 - Parada na Igreja São José Operário.
19h00 - Continuação até a Catedral Nossa Senhora dos Remédios.
20h00-Celebração Eucarística de Abertura da Passagem dos Símbolos da JMJ pela Diocese.
21h00 – Show Cultural – BOTE FÉ PICOS!
00h00 - Encerramento com a Bênção do Santíssimo/Vigília com os grupos.
Dia 20 de março (Terça-feira)
05h00 – Saída dos Símbolos da JMJ para a cidade de Paulistana
06h30 - Parada em Jaicós (Ofício da Juventude/Grito dos Jovens)
 A cada cidade que os símbolos passarem, a comitiva local se junta à comissão peregrina em direção a paróquia que receberá a Cruz e o Ícone (Jaicós, Patos, Jacobina).
09h30 – Caminhada da entrada da cidade de Paulistana até a praça da Igreja Matriz.
10h30 – Celebração Eucarística (Com as cidade de Acauã, Betânia, Queimada Nova, Jacobina e Patos).
14h00 - Saída de Paulistana.
17h00 - Para na cidade de Padre Marcos.
17h30 – Saída de Padre Marcos para Marcolândia.
18h30 - Caminhada da entrada da cidade até a Igreja Matriz em Marcolândia.
19h30 – Saída para a cidade de  Simões.
20h30 - Chegada na Igreja Nossa Senhora da Solidade e caminhada até a Igreja Matriz.
21h30 – Celebração Eucarística.
Vigília com os Jovens.

Dia 21 de março (Quarta-feira)
03h00 – Saída de Simões para Fronteiras.
04h00 – Parada na cidade de  Alegrete.
05h00 – Chegada em Fronteiras.
06h30 – Saída de Fronteiras.
07h00 - Parada em Campo Grande do Piauí.
08h30 – Saída de Campo Maior.
09h00 – Visita à Universidade Federal do Piauí (Paróquia São Francisco de Assis – Junco, Picos)
10h00 - Saída da UFPI.
10h30 – Visita ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos.
11h30 – Caminhada até a Catedral.
12h00 – Celebração Eucarística de Encerramento/ Lançamento da III Missão Jovem Diocesana.
15h00 – Saída de Picos para entregar os símbolos para a Diocese de Oeiras (Local: Café da Rosa).

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pastoral da Juventude da Diocese de Picos marca presença em Encontro Nacional


 
"Na ciranda da vida, nossa missão é Amar sem medida!". A Pastoral da Juventude Nacional faz morada na cidade de Maringá, no estado do Paraná, Regional Sul 2. Pela primeira vez as terras do sul do Brasil irão sediar um Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, sendo este o 10º ENPJ. O tema norteador do encontro é "Somos Igreja Jovem!" e a iluminação Bíblica "E Jesus tendo amado os seus, amou-os até o fim". 

O encontro é mais uma forma de reafirmar a identidade a Pastoral da Juventude, com o trabalho evangelizador voltado para os jovens, em dimensões social, eclesial, política e humana. Neste encontro também será publicado o material de estudo que norteará o estudo dos 6 projetos nacionais da PJ, que são: A Juventude Quer Viver, Ajuri, Teias da Comunicação, Caminhos de Esperança, Tecendo Relações e o Mística e Construção.

O encontro está sendo divulgado nas diversas redes sociais, como twitter e facebook, através do link da PJ Nacional. A delegação do Piauí conta com 14 delegados das diversas regiões do Piauí.

A Diocese de Picos estará sendo representada por Robério Portella, Coordenador Diocesano da PJ e Coordenador Nacional da PJ pelo Piauí. "É a primeira vez que participo de um espaço da PJ em nível de Brasil, então é uma alegria encontrar as mais diversas pessoas, cada qual com seu sotaque, seu jeito de ser, seu jeito de se vestir, mas que são unidas por uma mesma causa, a causa da juventude. Muito me alegra representar o meu regional, a minha diocese, a minha paróquia em um encontro tão importante, onde queremos reafirmar nossa missão, missão de ser Igreja Jovem", afirma.

O encontro teve início no dia 08 de janeiro, com a celebração eucarística presidida por Dom Eduardo (Bispo Referencial da Juventude no Brasil), na Catedral da Arquidiocese de Maringá, e se encerra no dia 15 de janeiro com o café da manhã.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pastoral da Juventude Celebra Reativação do Grupo de Jovens JUCIC


No último domingo, 08 de Janeiro, às 19 horas na Comunidade da Boa Vista em Picos-PI, sobre a proteção da São João Batista e iluminados pelo Espirito Santo os jovens da comunidade estiveram reunidos na primeira reunião do ano do grupo de Jovens JUCIC que reinicia suas atividades em 2012 após uma ano desativado.
Durante a reunião foi ressaltado a importância  dos jovens na vida comunidade e a como é fundamental a presença da juventude na vida da Igreja, sendo lembrado que a juventude é base de todos os movimentos e pastorais, pois uma vez que os jovens tem uma boa evangelização e maior contato espiritual com Deus ele tem mais facilidade a permanecer no serviço pastoral duranta vida adulta.   
Na ocasião estiveram reunidos aproximadamente 35 jovens da comunidade que se mostraram felizes e entusiasmados com o retorno do grupo, também estiveram presentes na reunião: Jéfferson Oliveira - Coordenador Paroquial da PJ da Paroquia de N. Sra. dos Remédios, Jenilson Oliveira - Coordenação Paroquial da PJ e Comunicador Diocesano da PJ, Cristiane Sousa - Assessora Diocesana da PJ e  representantes do Conselho Comunitário.




domingo, 8 de janeiro de 2012

PJ da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios se articula para Assembleia Diocesana




  

  

  



A Coordenação da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios esteve reunida na última quinta-feira, 05 de Janeiro, com a finalidade de se articular para a Assembleia Diocesana da PJ, que acontece no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, nos dias 28 e 29 de janeiro.

Durante a reunião houve a renovação do cadastro de grupos de jovens atuantes na paróquia, em seguida foram apresentadas sugestões de um símbolo que representasse bem a caminhada da PJ na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios ao longo de 2011, com o intuito de ser apresentado durante a Assembleia Diocesana.
Também foram definidos os nomes dos coordenadores que participarão da Assembleia da PJ. Na oportunidade foi marcada a Confraternização da PJ Paroquial para o dia 29 deste mês e a Assembleia Paroquial da PJ para o dia 12 de fevereiro.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

JMJ 2013: Réplicas do Cristo Redentor serão expostas em várias partes do mundo


A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber um dos maiores eventos da Igreja Católica de todos os tempos, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará de 23 a 28 de julho de 2013. Com a previsão de participação de milhões de jovens católicos, a JMJ já ganhou um embaixador: o Cristo Redentor. Réplicas do monumento, com 3,8 metros de altura, serão expostas a partir de março em capitais de todo o mundo. A primeira cópia de um dos mais famosos cartões-postais da cidade será levada ao Vaticano.
Criadas por carnavalescos de escolas de samba, as réplicas da mostra itinerante “Cristo Redentor para Todos” também passarão por alguns estados brasileiros junto com os Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. A Comissão Especial da Jornada Mundial da Juventude – formada por representantes dos governos federal, estadual e municipal e da arquidiocese do Rio de Janeiro – conta com grupos de trabalho para melhorar a logística da cidade e disponibilizar acomodações, além de preparar a cidade para a visita do papa Bento XVI, que participará da JMJ.
A programação do evento inclui catequeses, palestras, shows e um encontro com o Santo Padre. Também está prevista a instalação de 27 palcos, espalhados por toda a Cidade Maravilhosa, que representarão os estados brasileiros. Entre os espaços estudados para receber a jornada estão o Aterro do Flamengo, Centro, Barra e Santa Cruz.
"A Jornada Mundial da Juventude é uma grande oportunidade para revigorar a fé, a participação e, principalmente, para mostrar o rosto jovem da Igreja para o mundo inteiro", disse o presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude do Rio e arcebispo metropolitano, dom Orani João Tempesta.
O trabalho dos organizadores da JMJ foi elogiado pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko. "Devemos destacar a grande disponibilidade das autoridades civis brasileiras que trabalham para suprir as necessidades organizacionais ditadas pela JMJ", afirmou o cardeal.

Papa ressalta o protagonismo dos jovens na Mensagem do Dia Mundial da Paz


O tema do 45º Dia Mundial da Paz, comemorado tradicionalmente no primeiro dia do ano, teve como tema "Educar os jovens para a justiça e a paz”. O texto do papa Bento XVI ressaltou o protagonismo dos jovens, destacou a educação como prioridade e deixou os jovens mais animados com a Jornada Mundial da Juventude que acontece no próximo ano, na cidade do Rio de Janeiro.
O Dia Mundial da Paz é uma numa tradição iniciada com o papa Paulo VI, que dizia: “A proposta de dedicar à paz o primeiro dia do novo ano não tinha a pretensão de ser qualificada como exclusivamente religiosa ou católica, mas, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz, como se tratasse de uma iniciativa própria".
O papa Bento XVI lembrou no texto de deste ano de 2012 que o jovem é um dos protagonistas da sociedade. Ele também afirmou que a sociedade está passando por uma grave crise cultural e antropológica, e que esta sociedade deve ouvir o que os jovens têm a dizer. “É verdade que, no ano que termina, cresceu o sentido de frustração por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia; uma crise cujas raízes são primariamente culturais e antropológicas. Quase parece que um manto de escuridão teria descido sobre o nosso tempo, impedindo de ver com clareza a luz do dia. Mas, nesta escuridão, o coração do homem não cessa de aguardar pela aurora. Esta expectativa mostra-se particularmente viva e visível nos jovens; e é por isso que o meu pensamento se volta para eles, considerando o contributo que podem e devem oferecer à sociedade. Queria, pois, revestir a mensagem para o 45º Dia Mundial da Paz de uma perspectiva educativa: ‘Educar os jovens para a justiça e a paz’, convencido de que eles podem, com o seu entusiasmo e idealismo, oferecer uma nova esperança ao mundo”.
Nesta mesma mensagem, Bento XVI lembra a educação familiar como fundamental para a promoção da cultura da paz. “Vivemos num mundo em que a família e até a própria vida se veem constantemente ameaçadas e, não raro, destroçadas. Condições de trabalho frequentemente pouco compatíveis com as responsabilidades familiares, preocupações com o futuro, ritmos frenéticos de vida, emigração à procura dum adequado sustento se não mesmo da pura sobrevivência, acabam por tornar difícil a possibilidade de assegurar aos filhos um dos bens mais preciosos: a presença dos pais; uma presença, que permita compartilhar de forma cada vez mais profunda o caminho para se poder transmitir a experiência e as certezas adquiridas com os anos – o que só se torna viável com o tempo passado juntos. Queria aqui dizer aos pais para não desanimarem! Com o exemplo da sua vida, induzam os filhos a colocar a esperança antes de tudo em Deus, o único de quem surgem justiça e paz autênticas”.
Por fim, o papa ressaltou que os jovens são um “dom precioso para a sociedade” e que a Igreja estará sempre ao lado deles. “Queridos jovens, vós sois um dom precioso para a sociedade. Diante das dificuldades, não vos deixeis invadir pelo desânimo nem vos abandoneis a falsas soluções, que frequentemente se apresentam como o caminho mais fácil para superar os problemas. Não tenhais medo de vos empenhar, de enfrentar a fadiga e o sacrifício, de optar por caminhos que requerem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Nunca vos sintais sozinhos! A Igreja confia em vós, acompanha-vos, encoraja-vos e deseja oferecer-vos o que tem de mais precioso: a possibilidade de levantar os olhos para Deus, de encontrar Jesus Cristo – Ele que é a justiça e a paz”.




Equipes são formadas para organizar a passagem dos símbolos da JMJ pela Diocese


Representantes de diversos grupos e pastorais estiveram reunidos na última terça-feira com dom Plínio José, Bispo Diocesano, e o Diácono Francidilso Silva, Coordenador Diocesano do Setor Juventude, para a formação de grupos e comissões que deverão trabalhar antes e durante a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude pela Diocese de Picos.
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora estão percorrendo todas as dioceses do Brasil até julho de 2013, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, com apresença já confirmada do Papa Bento XIV. Os símbolos da JMJ passam pela diocese de Picos entre os dias 19 e 21 de março de 2012, sendo recebidos da Arquidiocese de Teresina.
A programação oficial da Passagem dos Símbolos da JMJ ainda não foi divulgada, mas já é certo que haverá um Tríduo de Preparação para este momento de graça, além do Bote Fé Picos, show em praça pública com artistas católicos. Também está previsto que aconteça o lançamento da Missão Jovem na Diocese de Picos.
Até o momento já foram formadas as equipes de Liturgia, Comunicação, Finanças, Infra-Estrutura, Secretaria e a equipe Bote Fé. Os responsáveis por cada equipe deverão articular mais pessoas e realizar um planejamento com orçamento e lista de atividades para serem apresentadas na próxima reunião, marcada para o dia 20 de janeiro às 15h na Residência Episcopal.