quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Diocese de Picos ordena os Diáconos Francidilso Silva e Wagner Carvalho e a Pastoral da Juventude se enche de Alegria

Na noite do último dia 26, a Diocese de Picos celebrou a Ordenação Diaconal de Francidilso Silva, filho da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos e Wagner Carvalho, filho de São Julião, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem. A Ordenação foi realizada na Catedral Nossa Senhora dos Remédios e contou com a presença de todo clero da Diocese de Picos, bem como padres e diáconos de outras dioceses, dentre elas: Teresina, Oeiras e São Raimundo Nonato. Também estiveram presentes na Catedral, as caravanas de diversos municípios do Piauí por onde os jovens diáconos desenvolveram atividades enquanto seminaristas.
Durante sua homilia Dom Plínio José, resaltou e explicou a função do Diácono, que é de servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados, fazer a despedida, além disso, estando aptos a realizar batizados, assistir casamentos, levar a Eucaristia aos doentes, celebrar a Palavra de Deus e presidir as exéquias. Devendo, ainda, incentivar a assembléia para uma participação correta e efetiva na Liturgia.
Antes de serem ordenados os seminaristas Francidilso e Wagner fizeram seus propósitos diante do Bispo, sendo ordenados após a ladainha sob a imposição das mãos e a prece de ordenação feitas pelo Bispo. Foi o momento de muita alegria e emoção para os familiares, amigos e todo o povo de Deus que na Igreja Catedral estavam presentes.
Também foi o momento de muita alegria e motivo de festa para a Pastoral da Juventude da Paroquia de Nossa Senhora dos Remedios, pois diante do altar do Senhor e da comunidade reunida na Igreja Catedral se consagrava ao Serviço do Pai o jovem Francidilso Silva, que teve sua vocação despertada e germinada no berço dos grupos de jovens de nossa paroquia sob a proteção grandiosa da Virgem dos Remedios.
Assim a Pastoral da Juventude de nossa paroquia com muito orgulho intusiasmo, deseja ao jovem Francidilso Silva votos de muitas felicidades na vida consagrada e que o Senhor se torne a sua força para superar as dificuldades que surgiram e que a Virgem dos Remedios derrame sobre vós as suas graças e desde já agradeçe a sua dedicação a serviço da Juventude.
E com muito amor no coração e o tendo Cristo como como modelo e guia caminharemos juntos rumo Ordenação Presbiteral!


 


 





  








terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ALELUIA NASCEU O SALVADOR!


No último domingo, 25 de dezembro de 2011, com grande alegria crianças, jovens, adultos e idosos se reuniram na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios – Picos, para celebrar a Natal do Senhor. A celebração foi presidida pelo pároco da referida paróquia Pe. Gregório Leal Lustosa e animada pela Pastoral da Juventude.

Durante a homilia Pe. Gregório lembrou o pronunciamento de Natal feito por Vossa Santidade o Papa Bento XVI, onde ele ressaltou a maneira como Jesus veio ao mundo pra se fazer presente no meio da humanidade e pra quebrar as barreiras que faziam com que o homem tivesse a impressão de que Deus fazia se distante. 
Pois agora o Verbo se fez carne e habita entre nós, encarnado na forma de uma criança humana nascido de forma humildade e simples em uma estribaria onde se alimentava os animais, sob os cuidados de seus pais Maria e José e assim desde o seu nascimento nos começa a pregar seus ensinamentos sendo o                   primeiro deles: a Humildade. 
Assim durante a celebração o povo de Deus que estava reunido na Igreja Catedral pôde refletir sobre o verdadeiro significado do Natal e cantar glórias e louvores ao Menino Jesus, dando graças por seu nascimento e por sua vinda ao mundo. 
Onde no momento de Ação de Graças todos puderam contemplar a chegada do Menino Jesus trazido pelas mãos de um anjo, representado pela bailarina Anatália do Grupo de Dança Adimó, que emocionou e encheu de fé e esperança o coração de todos que ali estavam presentes. Logo após, o Menino Jesus foi conduzido solenemente a presépio onde permanecerá a ter o fim do período natalino. E somente assim, após os votos de um Feliz Natal enceramos a Celebração do Natal do Senhor com a benção do Pai Todo-Poderoso. 














sexta-feira, 23 de dezembro de 2011



NATAL DE AMOR  
É Natal!!!
Tempo de reflexão.
Tempo de paz.
Tempo de festas.
Tempo de tirar as diferenças.
Tempo de estender a mão ao seu próximo.

Não esqueça
que sempre haverá alguém
a espera de uma palavra de carinho,
de conforto e de paz para o seu coração.
Também não se esqueça que existe muita gente
na completa solidão,
e sem natal.

Lembre-se do amigo que se encontra distante,
daquele parente só e abandonado.
Lembre-se das crianças que padecem carentes
nos orfanatos,
e dos velhinhos que,
à margem da sociedade,
renegados pelos próprios familiares,
anseiam por uma palavra de carinho,
por um gesto de tolerância.
Você não pode consertar as injustiças do mundo,
mas cada um de nós poderá contribuir
com o que tem de mais sagrado:
O AMOR.

Experimente fazer um Natal diferente!
Doe um pouquinho de si!
Realize algo novo!
Deixe a sua marca de carinho!
Você dará ao seu Natal um significado mais abrangente:
alguém ficará feliz com o seu gesto!
E você verá que o seu Natal será completo.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CORAÇÃO PJOTEIRO



Ser Pastoral da Juventude é ter ousadia, utopia.
Ser protagonista da vida, da luta.
Ser PJ é ter o coração verde da esperança que não morre,
Vermelho dos mártires.
É ter o coração de todas as cores, do mundo, das raças,
Da alegria de viver.
Juventude vibração, geração, coração novo.
Juventude é tempo novo.
Canto novo.
Tradição.
Ser PJ é marchar firmemente contra a violência.
Marchar pela vida. Minha e tua.
Ser PJ é acreditar num homem e mulher diferente,
Que faz o hoje,
Promove a PAZ.
Juventude criativa, que brilha.
Tece historia e faz caminhos novos.
Ser PJ é construir o Reino com mãos jovens.
É reconhecer na diversidade um cântico a Deus.
É defender nossas bandeiras, nosso jeito.
Defender nossos mártires, nossa identidade.
Meu coração é PJotero.
Ele pulsa em sintonia.
No grito, na saudade e alegria.
Pulsa na certeza
De um outro mundo possível.


Autor: Fabio

CNBB lança concurso para música do hino da CF 2013

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013. 
A letra já foi escolhida a partir de concurso próprio e as composições para a música devem ser enviadas à CNBB até dia 25 de março de 2012.

A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf. Eclo, 38,8)
“Refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”, é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013.
“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2013, contribuindo no trabalho de evangelização da juventude”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Catedral conclui Curso de Formação Litúrgica


A Pastoral Litúrgica da Paróquia N. Sra. dos Remédios realizou mais uma formação litúrgica que teve como tema: Ciclo do Natal: tempo de preparar a vinda do Senhor.

A formação contou com a presença de cerca de 90 pessoas das mais diversas pastorais e comunidades que através do encontro compreenderam melhor o sentido do tempo do Advento e do Natal e como celebrar melhor durante esse período.

Os trabalhos tiveram início na sexta-feira à tarde com o estudo sobre o canto litúrgico no Ciclo do Natal e ensaio dos cânticos litúrgicos sugeridos pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para serem utilizados na Igreja do Brasil.

A tarde do sábado contou com a presença dos padres: Gregório Leal Lustosa e João Pereira de Sousa que trabalharam os temas Ciclos Litúrgicos/Histórico do Advento e Natal e Advento como tempo escatológico, respectivamente.

Durante à noite o senhor Bispo Diocesano D. Plínio José trouxe uma reflexão sobre a Palavra de Deus no Ciclo do Natal e as Orientações Litúrgicas para esse tempo. Os trabalhos foram concluídos com as celebrações das vivências propostas para cada grupo que foram recortes das principais celebrações desse Ciclo Litúrgico: acendimento da vela na coroa do Advento, celebração das luzes na noite de Natal, Liturgia da Palavra na Epifania do Senhor e Aspersão na Festa do Batismo de Jesus.

A Pastoral Litúrgica agradece a participação de todos e deseja que cada um viva intensamente o tempo do Advento e prepare o coração para as alegrias da Festa do Natal do Senhor.

Confira imagens:

Oração - Sábado à tarde

Equipe de Secretaria e Pe. Feitosa - Paróquia Itainópolis


Pe. João Pereira - Advento como tempo escatológico
Grupo II: Celebração das luzes na noite de Natal
Grupo I: Acendimento das velas no Advento

Grupo III: Liturgia da Palavra na Festa na Epifania

Grupo IV: Aspersão no Batismo de Jesus
Vivência: acendimento da primeira vela da Coroa do Advento

Vivência: acendimento da primeira vela da Coroa do Advento
Vivência: Celebração das luzes - Natal do Senhor
Vivência: Celebração das luzes - Natal do Senhor

Vivência: Celebração das luzes - Natal do Senhor
Vivência: Leitura e Salmo da Festa da Epifania do Senhor
Vivência: bênção da Água na Festa do Batismo do Senhor