quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pastorais da Juventude definem temáticas das Atividades Permanentes


No início deste mês, mais de trinta jovens e assessores das Pastorais da Juventude e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude estiveram reunidos por ocasião do Seminário Nacional de Preparação das Atividades Permanentes das PJs. 




O eixo rezado e assumido para as Atividades Permanentes dos próximos anos (2012, 2013 e 2014) é: A defesa da vida na construção da Civilização do Amor. Este eixo está inspirado na missão das Pastorais da Juventude no Brasil e no continente e dialoga com o desafio da Igreja no Brasil e na América Latina nos próximos anos no que diz respeito à evangelização da juventude. 
A defesa da vida é o aspecto central da ação evangelizadora das PJs e ao se realizar, aproxima de nós a Civilização do Amor, antecipando os sinais do Reino, que só pode acontecer se a vida for prioridade e abundante. No caminho refletido e assumido para as Atividades Permanentes, definiu-se a temática, o lema e a iluminação bíblica da Semana da Cidadania e da Semana do Estudante, uma vez que o Dia Nacional da Juventude foi assumido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e já teve seu tema definido.


Semana da Cidadania
14 a 21 de abril de 2012
Tema: Juventude e saúde alimentar
Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa
Referencial Bíblico: Ap 22, 2 e Jo 6, 27


Semana do Estudante
06 a 12 de agosto de 2012
Tema: Semana do Estudante - 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor
Lema: No caminho da história, a opção por uma educação libertadora
Referencial Bíblico: Lucas 24, 13-35


Dia Nacional da Juventude
Tema: Juventude e Vida
Lema: Que vida vale a pena ser vivida?
Referencial Bíblico: Jo 10, 10

O Seminário foi um tempo de avaliação e discernimento da missão das Pastorais da Juventude, por meio das Atividades Permanentes. Foi também uma oportunidade de reflexão sobre a conjuntura atual, que implica em desafios e oportunidades para a atuação das PJs nos próximos anos.
No desejo de fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo, a reflexão dos/as jovens e assessores/as foi iluminada pela Palavra de Deus, já em clima de celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, e orientada pelas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. 
Para pensar o caminho das Atividades Permanentes, também foram iluminadores a Campanha da Fraternidade 2012, o caminho de preparação da Jornada Mundial da Juventude em 2013, o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil e o documento do CELAM “Civilização do Amor – Projeto e Missão”.




Fonte: www.pj.org.br

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ZONAL I CELEBRA DNJ

       Na tarde do último domingo, 06 de Novembro de 2011, a Pastoral da Juventude do Zonal I da Diocese de Picos, comemorou o Dia Nacional da Juventude, cujo mesmo reuniu a Juventude de todas as partes do Zonal na cidade de Picos para juntos refletir o tema: ”Juventude e Protagonismo Feminino” e lema: “Jovens Mulheres Tecendo Relações de Vida” e lutar pela igualdade em prol dos Direitos da Mulher, sendo que estavam presentes a Juventude da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Itainopólis), Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios (Catedral – Picos), e Área Pastoral de Nossa Senhora do Carmo (Picos).

         As atividades tiveram inicio, às 14h00min com a acolhida dos jovens na Catedral, em seguida aconteceu a Celebração Eucarística em Ação de Graças, sendo a mesma presidida pelo Pe. Francisco Feitosa e Pe. Sérgio. Logo em seguida toda Juventude seguiu em caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade, onde contamos com a presença especial de representantes da União das Mulheres Piauiense – Núcleo de Picos.
         Durante o percurso aconteceram duas paradas: a primeira em frente a Penitenciária Feminina em protesto a sociedade machista e marginalizadora da qual as mulheres tornam-se vitimas frequentes, onde tivemos o pronunciamento da Negra Mazé - representante da União da Mulheres Piauienses, que relatou a maneira como as mulheres são violentadas e desrespeitadas em pleno o século XXI, em seguida prosseguimos até a Prefeitura Municipal de Picos, onde ocorreu a segunda parada sendo ressaltada a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens  onde tivemos o pronunciamento de Cristiane Sousa – Assessora da PJ da Diocese de Picos, que relatou a forma como os jovens estão sendo exterminados em nossa cidade e em nosso país, de maneira a vir a chamar a atenção e conscientizar as autoridades locais sobre a necessidade de se abrir os olhos para os perigos aos quais os jovens se submetem diariamente e que o momento de se agir é agora sem que o sangue de mais jovens seja derramado.     
         Após todos prosseguiram com destino a quadra do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), onde toda a juventude se reuniu para louvar ao Senhor com muito alegria, contando com a participação de atrações artísticas locais e apresentações culturais organizada pelos grupos de jovens, sendo que as atividades se prolongaram até a noite, quando ocorreu o encerramento .
         De acordo com o Jéfferson Oliveira, Coordenador Paroquial da PJ da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios (Catedral – Picos), ”foi muito prazeroso ver o a alegria no rosto de tantos jovens que fazem parte do Zonal I, depois de tantos desafios vencidos para que este momento tão sublime para a Vida de nossa Juventude  vinhesse a se concretizar, o que nos enche de esperança e força para continuar lutando para que um dia a tão sonhada Civilização do Amor se torne realidade e que nos a Juventude possamos viver de maneira plena e sem medo dos perigos aos quis somos submetidos diariamente.”        
   

























PRÉ DNJ

No ultimo dia 05 de de Novembro de 2011, a PJ da Cidade de Picos se reuniu na cidade de Itainópolis, para celebrar a  o encerramento da Visita Missionaria que ate então acontecia na cidade e também para comemorar a o Pré -DNJ.
Onde na mesma oportunidade as a juventude da duas cidades puderam enfortecer os laços de amizade uma vez que a que a mesmas constituem  Zonal I da Diocese de Picos e até, então, não tinham uma maior próximidade.
Assim a comemoração ficou por conta da Banda Oz Piradinhos de Teresina, que agitou a juventude do Zonal fazendo todos se mexer e sair do chão.