domingo, 25 de setembro de 2011

Precisamos de Santos



Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man. Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos,normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".



Papa João Paulo II

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pastoral da Juventude lança Encontro Nacional







A Pastoral da Juventude Nacional lançou ontem, 22, a décima edição de seu Encontro Nacional (ENPJ), que fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012 nas terras da Arquidiocese de Maringá, PR – Regional Sul 2 da CNBB. Será a primeira vez que a região sul do país receberá o ENPJ.

O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ), no seguimento a Jesus, se reúne em uma (arqui)diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil.

São esperados mais de 800 jovens, assessores e convidados, que irão reafirmar sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE 2011-2015) e do Plano de Ação Pastoral da PJ. Embalados pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os participantes celebrarão e se animarão para que, a exemplo de Jesus Cristo, o jovem de Nazaré, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude.

Segundo o Secretário Nacional da PJ, o jovem Thiesco Crisóstomo, “a décima edição do ENPJ será um marco na caminhada da PJ, pois vai potencializar a ação pastoral realizada há mais de trinta anos na Igreja do Brasil. Momento de favorecer com que os participantes possam partilhar, celebrar e assumir a caminhada como Igreja Jovem”.

O encontro acontecerá no Centro de Formação Bom Pastor e contará com o apoio da Arquidiocese de Maringá e da CNBB do Regional Sul 2. As parcerias para a atividade estão sendo finalizadas, assim como a proposta metodológica e nomes de assessorias.

A PJ de Maringá e do Regional Sul 2 está desenvolvendo um trabalho de preparação da atividade, visando o envolvimento dos grupos de jovens de todo o estado do Paraná. As expectativas em receber o ENPJ são muitas, para o vice-coordenador da PJ em Maringá, o jovem Gelinton Batista, “o encontro será momento especial na caminhada dos milhares de grupos de jovens de todo Brasil, que acreditam na Civilização do Amor e buscam em Cristo o jeito jovem de ser Igreja”.

Preparativos

Inspirados na iluminação bíblica do ENPJ, no evangelho de João 13, 1, “Jesus, tendo amado os seus, amou-os até o fim!”, milhares de jovens pertencentes aos grupos organizados em todo país, estarão em sintonia com a atividade realizando encontros preparatórios a partir de subsídios elaborados pela equipe de organização. Em breve será lançado o primeiro subsídio, aguardem!

Para ter acesso a outras informações da atividade, como oração, hino, histórico do ENPJ e também para deixar seu recado, visite o hotsite do encontro no endereço: www.pj.org.br/enpj.

O desejo da Coordenação Nacional da PJ com o lançamento do hotsite é que a juventude possa ter um espaço para vivenciar a preparação e estar em sintonia com o ENPJ, uma das principais atividades da juventude católica no Brasil. Para participar do evento, jovens e assessores, deverão ser indicados por suas dioceses e/ou regionais.

Agora é conferir o novo espaço de comunicação e juntos continuar construindo mais um ENPJ. Que com certeza será nota 10!

Fonte: Joaquim Alberto / Comissão Nacional de Assessores/as da PJ

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CF da Juventude 2013 já possui lema

A Campanha da Fraternidade de 2013 terá como lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8). Essa foi a decisão do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) da CNBB, reunido na sede da entidade, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 21.

ESTUDO BIBLICO

No ultimo domingo, 18 de Setembro, a Pastoral da Juventude realizou um Estudo Biblico em Comemoração ao mês da Biblia onde o mesmo foi assessorado pela Ir. Paulina, Filha de Jesus, onde pudemos nos aprofundar no estudo da Palavra do Senhor e assim entendermos um pouco mais sobre sua pretenções para conosco.

JMJ Rio 2013, site oficial!

Site Oficial da JMJ Rio já está no ar!

www.rio2013.com


Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, foi quem deu o anúncio no Bote Fé , que aconteceu no domingo na cidade de São Paulo, primeira arquidiocese a receber a cruz da JMJ no Brasil.

No site você encontrará toda a cobertura da peregrinação da cruz peregrina da JMJ em todas as dioceses do território nacional.

É um canal de comunicação entre os jovens e a equipe de organização, um canal interativo, um espaço para os internautas brasileiros e de todo o mundo, já que o site será traduzido em diversas línguas.

Jovens brasileiros e de todas as nações serão motivados a enviar material sobre a JMJ. Esta interação fará com que o internauta alimente o site enviando vídeos, fotos, textos com temática juvenil.

O site também disponibiliza dicas de passeios turísticos na cidade do Rio de Janeiro, a “Cidade Maravilhosa”, que sediará o maior evento juvenil da Igreja Católica.

No www.jmjrio2013.com há também um espaço para inscrições de voluntariado e hospedagens. Tudo para que haja uma organização prévia.

Um dos objetivos é dar a conhecer a cultura brasileira, a diversidade regional presente num país, que tem a dimensão de um continente, por isso tão rico na sua pluralidade. No site conheceremos a face do jovem que estará presente na JMJ 2013.

Interaja, seja um jovem conectado, ferramentas de mídias sociais também serão utilizadas pelos internautas.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

JMJ no Brasil: Cruz dos jovens e ícone mariano chegam ao país

Os dois maiores símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) já estão em solo brasileiro. A Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora chegaram ao Aeroporto Internacional de Brasília nesta quinta-feira, 15, às 16h, e seguiram para o terminal de cargas.

No total, são três caixas: uma com a haste, medindo 3,8m, e outra com o braço da Cruz, além de uma com o ícone mariano. Como o expediente da Receita Federal no aeroporto encerrou-se às 17h, não houve tempo hábil para que a liberação fosse feita ainda nesta quinta-feira. A previsão é que em torno das 11h desta sexta, 16, todos os trâmites necessários já tenham sido percorridos.

Logo após terem sido liberadas pelas autoridades, a Cruz e o ícone seguem para a Nunciatura Apostólica. Lá, o Núncio, Dom Lorenzo Baldisseri, deve conversar com a imprensa e falar sobre o evento que acontece no Brasil, em 2013.

"A Cruz chegou no Brasil. Agora vamos nos preparar para a festa do domingo, em São Paulo, quando será recebida por todos os jovens com muita festa e alegria. Assim, daremos início à Jornada Mundial da Juventude no Brasil", disse um dos integrantes da equipe organizadora da JMJ no país, padre Valdeir dos Santos Goulart, que estava presente no aeroporto.

A grande festa de acolhimento oficial dos dois símbolos acontece no domingo, 18, durante o "Bote Fé", na capital paulista.

domingo, 11 de setembro de 2011

Irmã Calvarianas

Irmãs Calvarianas celebram 150 anos de páscoa de seu fundador

A Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário, celebrou nesta sexta-feira, 9 de setembro, os 150 anos de Páscoa (Passagem desta vida terrena para o Céu) do fundador da Congregação, Pe. Pierre Bonhomme.
Esta data tão significativa para a todos que fazem parte da família Calvariana: Irmãs, leigos do Carisma, vocacionadas e amigos, que por isso foi festejada com a Celebração Eucarística na Igreja do Bairro Paroquial, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, ás 20h, presidida pelo pároco Pe. Gregório Leal Lustosa.
Pe. Pierre Bonhomme nasceu em Gramat, na França, no dia 04 de julho de 1803, foi ordenado sacerdote aos 24 anos, viveu numa época de pós guerra onde seu povo enfrentava muitos sofrimentos e descrenças com relação a fé, fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário no ano 1833, e deu-lhes este nome por que assim como Maria, as irmãs estariam "de pé" junto aos crucificados e crucificadas de seu tempo.

Foi um incansável e ardoroso missionário, pregando mais de 60 missões em menos de dez anos, dedicou sua vida ao serviço dos mais pobres, às necessidades do seu povo e acompanhando as Irmãs. Morreu no dia 9 setembro de 1961. Seu exemplo de santidade atravessou séculos e décadas, por ocasião de um milagre ocorrido por sua intercessão em Rondônia, onde uma criança de dois meses permaneceu 20 minutos dentro d'água no rio Guaporé, sem nada vir a acontecer-lhe, o Pe. Bonnhomme foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 23 de março de 2003, a Igreja escolheu a data de sua morte para celebrar o seu dia, tendo em vista, que é o momento de seu novo nascimento para Deus.

A Celebração Eucarística foi encerrada com um lindo testemunho de uma graça alcançada por uma leiga Calvariana da Comunidade de Barreiro Branco, município de São José do Piauí.

"Há 150 anos... Mesmo morto ainda vos falo"

Pe. Pierre Bonhomme, Rogai por Nós!

Comunidade de Torrões

Comunidade de Torrões festeja N. Sra. do Perpétuo Socorro
Imagem da Padroeira

Em clima de festa a Comunidade de Torrões se reuniu nesta noite do dia 08 de Setembro para celebrar a 35ª festa em honra à N. Sra. do Perpétuo Socorro.
Com a luz do tema: "Com Maria, ser Igreja promotora e defensora da vida" a comunidade se reuniu durante nove noites em preparação para o grande dia de festa.
A Liturgia celebrava a Natividade de Nossa Senhora. Em sua homilia Pe. Gregório Leal Lustosa destacou a importância deste acontecimento para a vida dos cristãos: "com o nascimento de Maria Deus começa a por em prática seu plano salvífico. Foi em vista do nascimento de Jesus que se deu o nascimento de Maria. A vida de Maria ligou o céu e a terra." Pe. Gregório ainda citou o belíssimo sermão sobre a Natividade de Nossa Senhora do Pe. Antônio Vieira:
“Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse Deus. (…) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus.”
Grande reflexão para nós cristãos sobre tão doce mãe.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DENUNCIA DE DESCASO E DESREPEITO EM PICOS

07 de Setembro é o dia que o povo brasileiro comemora sua Independência em relação a Portugual. Porém, este mesmo dia também e muito especial porque é o dia escolhido por todos os movimentos sociais, seja qual for os ramos da sociedade ao qual se dedicam : juventude, idosos, crianças, direitos trabalhistas e etc; para chamar atenção da população para os problemas que assolam a sociedade, onde esse dia é marcado por protestos e denuncias. Sendo por este motivo conhecido como Dia do Grito dos Excluídos. No entanto, nem sempre os protestos são permitidos e bem vistos por afetarem pessoas importantes e de prestígio na sociedade.

Foi o que aconteceu hoje na cidade de Picos (PI), onde manifestantes de vários movimentos sociais se reuniram para participar do Grito dos Excluidos, que ocorreria junto ao Desfile Cívico de Independencia. Entretanto, após a passagem de Vossa Excelência Gil Marques de Medeiros - Prefeito Municipal de Picos - , por todos os pelotões de formação para o desfile como de costume; o pelotão dos manifestantes foi abordado por uma equipe de Policiamento da Força Tática da cidade. A qual se referiu aos manifestante com pedido de deslocamento do pelotão,do qual o mesmo seria o último a passar pela avenida.

Primeito contato entre os policiais e os protestantes

Contudo, o mais interessante é que a equipe de policiamento que abordou os manifestantes não apresentou nenhuma justificativa que explicasse tal pedido; além de que se fosse acatada tal ordem o pelotão teria que desfilar após o pelotão da cavalaria, o que seria uma absurdo pois os animais sempre são os últimos a passar pela avenida, pelo motivo que a mesma fica inutilizável devido as fezes deixadas pelos mesmos.

Assim, o que nos leva a pensar que isso foi apenas mais uma artimanha forjada pelas autoridades locais para fazer com que tal manifestação passasse despercebida pela população, além de ser um completo desrespeito com as pessoas que faziam parte da manifestação que envolvia: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além de que os mesmos ainda tentaram usar da presença dos manifestantes para sua própria vanglória perante a população durante a passagem do pelotão enfrente ao Palanque onde se encontravam as autoridades, com a seguinte frase: “ Não temos, a ordem do desfile deste pelotão, por não terem entrado em contata com a Prefeitura, no entanto ele conta com a autorização da Prefeito Municipal”. O que verdade era mentira porque se tinha entrado em contato com a equipe organizadora do evento.

Todavia, só temos a lamentar pela condição política em que estar envolvida a cidade de Picos e pelas pessoas que tal plano fizeram porque não conseguiram calar o Grito engasgado pelos manifestantes picoenses que não se redimiram diante da imposição e que passaram pela avenida no Desfile Cívico da Independência de 2011 como pessoas dignas que lutam pelos seu direitos e não como “cavalos” como muitos desejavam .

VEJAM MAIS ALGUMAS FOTOS:


Abordagem da Força Tática aos pelotão de manifestantes


Força Tática abordando o pelotão

Momento em que dado a ordem de deslocamento do pelotão

Manifestantes pedem exclarecimentos

terça-feira, 6 de setembro de 2011

GRITO DOS EXCLUÍDOS

O Grito das pessoas excluídas está na sua 17ª edição. É uma atividade realizada pelas Pastorais Sociais da Igreja Católica e acontece em todo o País e também em alguns outros países da América Latina.

É uma forma popular e democrática de trazer para as ruas do país no dia 07 de setembro o clamor das populações empobrecidas, o grito de dor de crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas negras, pessoas idosas e outras camadas da sociedade que não participaram historicamente e não participam na atualidade dos benefícios de seu próprio trabalho ou de seus ancestrais e dos avanços conquistados na sociedade a partir da tão propalada Independência do País.

O GRITO acontece nesse dia – “Dia da Independência” - como forma de colocar em cheque todo esse processo mentiroso de que nós, povo brasileiro, somos independentes, temos uma pátria (amada) pela qual devemos lutar e venerar, pois todos e todas cidadãos e cidadãs temos os mesmos direitos, gozamos das mesmas oportunidades, temos voz e vez na coordenação do país e desfrutamos das riquezas de nosso país de forma justa. Nada disso é a verdade. Longe estamos dessa realidade. Por isso o GRITO das pessoas excluídas e outras formas de denúncia e mobilização contra essa mentira é urgente e necessário.

O GRITO em 2011 traz como mote principal as catástrofes ambientais, consequência do desequilíbrio causado pelo modelo de produção vigente do sistema capitalista, a miséria e a pobreza, a concentração de riquezas e exploração irresponsável dos recursos naturais. São gritos por cuidado, justiça e dignidade que ecoam mundo a fora. É o grito da Terra nossa única morada a quem emprestamos nossa voz, nossos braços, nosso GRITO. A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR como foco central de todos os GRITOS se impões hoje como nunca. Ou Salvamos o Planeta Terra, ou a vida da raça humana se extinguirá.

O grito da Terra é então o grito de todo o meio ambiente e deve ser de todas as pessoas. Devemos chamar a atenção da sociedade para não acreditar que o aumento do poder aquisitivo signifique garantia de direitos básicos. Segundo dados do último Censo do IBGE, a classe média (domicílios com renda per capita de 1 a 5 salários) não passa de 34, 2% da população (Fonte: Brasil de Fato, nº 427).Os outros 66% estão na linha de miséria e pobreza. Os ‘“grandes projetos”, são prova disso, as comunidades atingidas não participam do processo de discussão sobre a viabilidade social e ambiental destas obras e, ao final, precisam ser remanejadas de seus espaços ancestrais ou então continuam vivendo nestes espaços, mas sofrendo os impactos diretos destes empreendimentos. São vítimas várias vazes dos governantes, das grandes empresas, da politicagem e dos/as políticos/as corruptos/as.

No cenário político o desrespeito aos Direitos também acontece, pois as políticas públicas de atendimento às populações mais empobrecidas e de cuidado com o meio ambiente são muito falhas ou inexistem. Alguns projetos de lei vão à contramão da preservação ambiental, como o que propõe as mudanças no Código Florestal. As obras da Copa do Mundo, por exemplo, irão remanejar, para áreas de alto risco, muitas comunidades atingidas; outras serão escondidas pelos muros da vergonha e não serão, sequer, ouvidas em suas reivindicações.

Não há outra forma de mudar essa situação. O povo na rua gritando por seus direitos, se organizando em suas comunidades para que possamos construir um País melhor e independente.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Setembro: mês da Bíblia

Iniciamos o mês de Setembro, mês em que voltamos nossa atenção à Santa Palavra de Deus.

A Bíblia Sagrada é uma coleção de livros que contém a História da Salvação do povo de Israel e para nós serve de instrumento para conhecimento dos desígnios de Deus para cada um de nós.

A Bíblia é dividida em Antigo e Novo Testamento. A pessoa de Cristo é responsável por essa divisão. Todas as promessas e acontecimentos anteriores à vinda de Jesus estão escritos nos 46 livros do Antigo Testamento. A ação salvífica de Deus que tem seu ápice na vinda do Messias, a vida de Jesus e dos primeiros discípulos estão contadas nos 27 livros do Novo Testamento.

A Bíblia, mesmo sendo uma coleção de livros não pode ser tratada por nós cristãos como qualquer livro. Ela merece respeito e veneração dignos das palavras que esta contém: a própria Palavra de Deus.

Aproveitemos este mês para pararmos um pouco e nos dedicarmos à leitura e aprendizado do conteúdo santo deste livro.

Amemos a Bíblia e amemos mais ainda o Verbo encarnado do Pai: Cristo Jesus!