quarta-feira, 27 de julho de 2011

SEMANA DO ESTUDANTE 2011


Aos Jovens espalhados/as por esse Brasil,


Com grande alegria as Pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJMP e PJR), juntamente com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude divulgam o subsídio da SEMANA DO/A ESTUDANTE de 2011, que tem como objetivo de provocar a movimentação e dar oportunidade para que os/as jovens vivenciem com maior envolvimento o dia 11 de agosto, dia do/a estudante, data tão importante para Juventude. O material trás como temática nesse ano a discussão sobre as juventudes das comunidades negras e indígenas, que são pontos de resistência diária, recriando formas de viver, crer, educar e conceber a vida.

Esse ano a Semana do/a Estudante acontecerá de 08 a 14 de agosto, com o Tema: Juventude Negra e Indígena: Comunidades de resistência; e Lema: Dos tambores e cirandas à luta pela vida; Um momento para que a Juventude reflita sobre os jovens que por muito tempo e até os dias de hoje vivem à margem da sociedade, que exclui e desumaniza.
O subsídio propõe encontros, celebração, textos, vídeos, dinâmicas para serem trabalhadas. Além de propostas para o trabalha antes, durante e depois da Semana do Estudante, pois temos em vista que a grandiosidade da temática proposta não pode se esgotar em apenas uma semana, essa deve ser apenas a primeira de varias discussões sobre esta rica temática que carece aprofundamento, resistência e luta.
Então, façamos dessa Semana um ato de resistência, um momento de celebrar, festejar, mas acima de tudo de lutar por aquilo que é de direito, pela vida de muitos que já se foram nesses anos e de tantos outros que se perderam ao longo da história. O material trás base para que essa discussão seja profunda e transformadora, por isso divulguem e espalhem aos cinco cantos do Brasil o canto que o negro entoou, o grito da “Terra sem males”.








Pastoral da Juventude

Pastoral da Juventude Rual
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Rede Brasileira de Institutos de Juventude
Casa da Juventude - Padre Burnier



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quem se identifica com a PJ consegue fazer a experiência de um Deus vivo

 A Pastoral da Juventude tem uma história, uma espiritualidade e uma beleza que marcam as vidas de muitos jovens e muitas jovens. Nossa proposta não arrasta multidões e nem aglomera milhões de jovens, mas os poucos que se identificam conseguem fazer através do nosso jeito de ser Igreja uma experiência de um Deus vivo que nos dá a alegria de viver e de construir o Reino de Deus aqui e agora.

Não é fácil ser e fazer pastoral nos dias de hoje, porque enquanto a sociedade prega o individualismo, o consumismo e o prazer momentâneo, nós estamos buscando a construção da tão sonhada civilização do amor, onde o ser humano seja tratado com justiça e com respeito, onde não haja espaço para a solidão e nem para o isolamento e acima de tudo onde cada um e cada uma possa fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo e sabemos que este encontro não acontece de forma tão rápida, por essa razão continuamos acreditando no caminho do processo de educação na fé.

Sabemos que em tudo que fazemos encontramos dificuldades, mas elas jamais poderão abafar ou matar a nossa utopia e a nossa esperança. Não deixem de acreditar no novo, de acreditar na juventude, reconheçam os desafios, mas se alegrem com as luzes, com as sementes boas e com a terra que pode dar frutos.

Hildete Emanuele
Secretária Nacional da Pastoral da Juventude (2008-2010)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

JMJ 2011: falta um mês para encontro com o Papa




JMJ 2011 acontece na capital espanhola e tem como tema ''Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé''
A contagem regressiva para a celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 avança a passos largos. A partir deste sábado, 16, falta exatamente um mês para o evento que acontece em Madri, capital espanhola, entre os dias 16 e 21 de agosto.

Será uma oportunidade única para os jovens católicos do mundo todo estarem em contato com o Papa Bento XVI e a riqueza dos ensinamentos de seu magistério e da Igreja.

O Brasil está na lista dos 10 países com maior número de inscritos para o evento. Já são mais de 14 mil jovens brasileiros confirmados, além de 61 bispos do país. Para se ter uma ideia, serão necessários cerca de 73 aviões para levar todos esses participantes para Madri. Quase 100% das dioceses brasileiras estarão representadas na Jornada.

No total, passa de 415 mil o número de inscritos de 182 países, um recorde na história das edições das JMJ, que acontece desde 1985.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro, essa participação maciça é reflexo do trabalho de evangelização feito com a juventude no Brasil. “Temos ao todo, hoje, quase 60 expressões nacionais que participam ativamente da Comissão para a Juventude na CNBB. Nunca levamos mais do que 3 ou 4 mil jovens a uma JMJ. Agora, já temos mais do que o triplo de inscritos. E queremos passar dos 15 mil”, ressalta.

Algumas novidades podem deixar os brasileiros ainda mais felizes para o encontro na Espanha. Na Vigília que acontecerá no Aeródromo de Cuatro Vientos, na noite entre sábado e domingo, haverá 12 capelas do mundo todo. E uma delas está reservada para Nossa Senhora Aparecida, revela padre Sávio. Agora, já estão sendo tomadas as iniciativas necessárias para se fazer uma grande entronização da Padroeira do Brasil em solo madrilenho.

Falando em Brasil, o assessor da Comissão para a Juventude destaca que o país se habilitou como forte candidato para receber a próxima edição do evento. "Somos sérios candidatos sim. Especialmente desde 2007, quando Dom Eduardo [presidente da Comissão] fez o pedido ao próprio Papa no Estádio do Pacaembu, durante o encontro com os jovens. Acredito que podemos sim ser sede da próxima JMJ. Mas essa escolha é pessoal do Papa e nós temos que aguardar, e responder com entusiasmo, trabalho e determinação, caso sejamos escolhidos", afirma.


Preparação

Cerca de 1/4 do episcopado do planeta estará em Madri: já são mais de 1000 bispos confirmados. A considerável presença dos 61 bispos brasileiros é sinal da adesão dos pastores à evangelização para a juventude. Na Espanha, são mais de 300 pessoas que se dedicam dia e noite para deixar tudo pronto a tempo para receber os milhares de jovens que tomarão a cidade de Madri.

Nesse sentido, preparar-se para a JMJ desde agora é essencial. Uma preparação que deve ser traduzida em orações, encontros, momentos de partilha. "Estamos felizes ao ver que essa participação está sendo bem feita, com grande entusiasmo. Acredito que todos os jovens que estão indo a Madri não devem deixar de ler sobretudo a Mensagem do Papa, que é muito rica, cheia de reflexões importantes que os jovens devem fazer. E quem não for para Madri, que o faça aqui do Brasil, pois estamos todos unidos neste projeto da Igreja no mundo inteiro", sublinha padre Sávio.

O sacerdote brasileiro já esteve quatro vezes na Espanha nos últimos meses e percebe que há muito entusiasmo para receber os jovens. "Tudo isso nos leva a crer que teremos um grande encontro em Madri, preparado com grande carinho. Rezemos pela organização, pois não é brincadeira estruturar um encontro como esse".


Mudança de vida

Uma opinião que é praticamente unânime entre os que já participaram de uma JMJ é que o evento funciona como um divisor de águas na experiência de fé e encontro com Jesus. O Documento 85 da CNBB – Evangelização da juventude: Desafios e perspectivas pastorais destaca que Jesus evangelizava em grandes massas e também em pequenos grupos.

"A evangelização em massa é importante para juventude, pois mostra com mais nitidez a catolicidade da Igreja e também pode ser propiciadora do encontro pessoal com Jesus. O grande objetivo da JMJ é esse encontro pessoal com Cristo, especialmente através dos momentos privilegiados, como a Via Sacra, o Festival da Juventude, as palavras do Papa e tantos outros", aponta padre Sávio.

terça-feira, 12 de julho de 2011

MENSAGEM DO DIA

Nós precisamos ser livres como Jesus

mensagem_021210

“Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo” (Jo 10, 18a).

Nós precisamos ser livres como Jesus, ter a coluna vertebral firme, para vivermos a nossa liberdade com responsabilidade e discernimento, comprometidos com o nosso caminho de conversão, com as pessoas com as quais convivemos e com todas as pessoas que Deus puser na nossa vida.

Como pessoas livres precisamos ter as rédeas da nossa vida nas mãos, de forma a não ficarmos de um lado para o outro sem saber para onde ir, ao sabor da onda, simplesmente conduzidos por tudo o que nos falam.

Deixemo-nos conduzir por Jesus, o Bom Pastor, porque Ele é o nosso único e verdadeiro Pastor e, como Suas ovelhas, precisamos ouvir a voz d’Ele e segui-Lo.

Senhor Jesus, Bom Pastor, queremos hoje e sempre ser conduzidos por Sua voz, para não nos desviarmos do verdadeiro caminho.

Jesus, eu confio em Vós!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Brasil está entre os 10 países com mais inscritos para a Jornada Mundial da Juventude

JMJ-2011A informação foi divulgada na tarde de ontem, 7, pela organização da Jornada Mundial da Juventude 2011, em Madri, na Espanha. A JMJ acontece dos dias de 16 a 21 de agosto, com a participação do papa Bento XVI. Até o momento, existem mais de 440 mil inscritos, vindos de 182 países, o que constitui um recorde na história das edições da JMJ, que acontece desde 1985.

Além de Portugal e Brasil estão no grupo dos 10 países com mais inscrições: Espanha, Itália, França, Estados Unidos da América, Alemanha, México, Polônia e Argentina.

A organização da JMJ lançou uma nova campanha de inscrições, através da Internet, pelo site: www.madrid11.com.


sexta-feira, 8 de julho de 2011

III NOITE CULTURAL DO JUSEC


Na noite da desta última quinta-feira, 07 de Junho de 2011, foi realizada na cidade de Picos a 3º Noite Cultural organizada grupo de jovens JUSEC (Juventude Semente de Cristo), que compõe a Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, sendo o evento realizado na sede da respectiva paróquia.

A noite foi repleta de atrações preparadas pelo grupo estando entre elas: sorteio de brindes, quermesse, animação feita com artistas que compõe o grupo e claro muita animação e alegria.

No entanto, a programação do evento se estende pelos dias 08 e 09 onde o grupo estará realizando um torneio esportivo estando entre as práticas disputadas: o futsal e o handebo, nas modalidades masculinas e femininas.

Dessa forma, juventude picoense mostra mais uma vez seu protagonismo na vida da comunidade.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

MENSAGEM DO DIA

Seu próximo está precisando de ajuda?

mensagem_241110

Precisamos ser sensíveis ao nosso próximo mais próximo. Muitas vezes, as pessoas com as quais convivemos estão sofrendo, tristes e desanimadas e não somos capazes de perceber isso, porque só pensamos em nós mesmos, em nossos problemas.

Sempre que olharmos para uma pessoa, o façamos pensando que ela precisa ser amada, que ela pode estar sofrendo muito e necessitando de ajuda. Isso vai nos ajudar a sair de nós mesmos e a nos assemelharmos a Jesus, que veio para servir e fazer o bem e nos convida a fazer o mesmo. Ninguém surge em nossa vida à toa. Deus sempre tem um propósito quando põe alguém ao nosso lado.

Peçamos ao Senhor a graça de sermos sensíveis às pessoas que Ele colocar hoje em nossa vida. Para isso precisamos do batismo no Espírito Santo de Deus, transformando tudo em oração, para que Ele nos direcione e, assim, tenhamos discernimento diante das situações que surgirão ao longo do dia.

“Sou teu servo; dá-me discernimento, e conhecerei as tuas exigências” (Salmo 118,125).

Peçamos, hoje, a Jesus a graça de agir segundo a sabedoria de Seu Espírito Santo para que sejamos verdadeiros cristãos, comprometidos com o amor e com a verdade.

Jesus, eu confio em Vós!

A diferença entre provação e tentação

Imagem de Destaque


A 'receita' para identificar os objetivos desses sentimentos

Precisamos entender que a provação é uma situação de aflição e sofrimento. Esse aspecto é tratato em Tiago 1, 3. Quando falamos desse assunto [provação], estamos tocando na origem, falando daquele de quem vem a ação. Somente Deus nos prova na intenção de nos fazer alcançar uma fé madura e, diante dessa dimensão, vamos perceber que a provação contempla fins que nos leva à perfeição. Entretanto, podemos correr o risco de, diante de uma provação, cair num sentimento de revolta contra Deus. Há necessidade de aproveitar desse momento [de provação].

Enquanto que a tentação tem origem no demônio. É uma atração para fazer o mal no intuito de buscar o prazer, egoísmo ou o lucro. Há situações de tentação que são culpa de nossa própria concupisciência. São as nossas tendências que nos levam à decadência que o tentador deseja: o afastamento de Deus.

Como instrumento contra a tentação precisamos rezar, estar vigilantes para que a graça venha em favor daqueles que são tentados. É tambem nosso dever socorrer aqueles que caem envolvidos pelas armadilhas do tentador. Ainda assim, na tentação podemos aprender a partir de nossos limites, das nossas fraquezas e assumir cada vez mais nossa dependência de Deus.

ARRAIÁ DA JUVENTUDE


No último domingo, dia 04 de julho, o grupo de Jovens "Miraje" do Bairro São Vicente, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, organizou uma animada festa junina para comemorar o aniversário do grupo.

Participaram da festa os familiares e jovens de quase todos os grupos da paróquia. Houve ainda quadrilha junina, partilha de comidas típicas, música e muita alegria de todos que compareceram.

A Pastoral da Juventude, além de propor estudos, reflexões sobre a participação dos jovens como peça fundamental para transformação da sociedade, também promove momentos de lazer e diversão sadia para toda família.

Fonte: Ir. Maria Liliane

REUNIÃO DIOCESANA

No último fim de semana, 02 de Julho de 2011, a Coordenação Diocesana Ampliada da Pastoral da Juventude, da Diocese de Picos -PI, se reuniu na Paróquia de N.Sra. dos Remédios, Catedral de Picos, em mais uma bimestral tendo com foco principal planejar os trabalhos que seram realizados pela PJ Diocesana no 2º Semestre.
A reunião contou com a participação dos Coordenadores Paroquiais e representantes das diversas paroquias e áreas pastorais que compõe a Diocese.