quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENCERRAMENTO DA SEMANA DA CIDADANIA


Caríssima Juventude a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês!!

A Pastoral da Juventude está alegre em fechar a Semana da Cidadania com a graça de dever cumprido. Está aí a programação do dia dedicado ao Encerramento da Semana da Cidadania.


PROGRAMAÇÃO

DATA: 01/05/2011

LOCAL: Salão Paroquial da Paróquia de N. Sra. dos Remédios (Catedral de Picos)

16: OO h – Abertura com a Palavra do Coordenador Paroquial.

16: 15 h – Animação (Mímicos).

17: 00 h – Mesa Redonda com Autoridades e Cidadãos

  • TEMA: O que é ser Cidadão?

17: 40 h – Animação

  • Capoeira
  • Hip – Hop
  • Grupo Admó

19: 00 h – Escolha da melhor arte da camiseta da Pastoral da Juventude Paroquial, logo em seguida, encerramento com a oração da Campanha Contra o Extermínio de Jovens.


Agradecemos a sua presença!




Luciann Jeyverson.

Coordenador Paroquial da Pastoral da Juventude


segunda-feira, 25 de abril de 2011

VIVA! O SENHOR ESTÁ VIVO!!!


Na noite de ontem com grande alegria a Paróquia de N. Sra. dos Remédios, realizou a grande Procissão do Senhor Ressuscitado pelas ruas da cidade, onde a população de Picos participou com grande fervor. A multidão estava animada e entusiasmada pois o Cristo havia ressuscitado triunfante sobre a morte para a vida eterna.








POR JENILSON OLIVEIRA.

domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA

jesus_479938677_festa-pascoa-jesus

Páscoa é renascimento…

é passagem…
é mudança e transformação…
É ser novo, um mesmo ser
Que recomeça pela libertação.
Fica para trás, uma vida cheia de poeira
e começa agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento,
esperanças renovadas,
e um arco-íris rasga o céu
E parece balbuciar que Jesus ressurgiu
para nos provar
que o amor incondicional existe,
assim como a vida eterna!


A Páscoa é tempo de dar sem esperar receber.
Tempo de jogar sem temer perder.
Tempo de sorrir sem medo de chorar.
A Páscoa é tempo de amor e carinho.
Tempo de ajudar aqueles que mais amamos.
A Páscoa é renascer mais uma vez para a vida
é tempo de ser criança novamente.
É tempo de ressurreição.
Assim, a PJ deseja uma Feliz Páscoa a todos
na esperança de que esse sentimento de vida nova
e renovação não se resuma apenas a um dia
mais sim por muito tempo.
pascoa

sexta-feira, 22 de abril de 2011

LUTO

Nessa segunda-feira (18 de Abril 2011) toda a família da Pastoral da Juventude estar em luto por devido a passagem do Pai da nossa querida amiga e vice - coordenadora Nívia Maria, para um a vida melhor ao lado de Nosso Senhor Jesus Cristo. Toda a PJ se solidariza em estar do seu lado nesse momento difícil .

Nívia e familiares não chores, pois ninguém morre quando permanece vivo no coração de alguém. Amiga seu Pai partiu tão de repente que não teve tempo para se despedir de vocês, mas se sentirem saudades procure no vento e no sol, ele será a brisa que sopra os teus cabelos, e a luz que clareia os teus caminhos.
Não morri filha, apenas retornei ao pai para melhor servi-lo, porque terminei minha missão na terra.Estou em paz , e não esquecerei aqueles a quem amei.

Querida Nívia Maria quando você precisa de um abraço de um amigo, lembre que a PJ te ama por que você tem realmente grandes amigos.



Coordenação Pároquial da PJ


sexta-feira, 15 de abril de 2011

ABERTURA DA SEMANA DA CIDADANIA




No último dia, 14 de Abril de 2011, a PJ realizou uma Palestra na U.E.URBANO EULÁLIO, tendo como tema: Extermínio de Jovens, onde a mesma marcou o inicio dos trabalhos referentes a Semana da Cidadania 2011.
Foi uma ótima experiência, já que jamais tínhamos trabalhado de tal forma além de que foi uma oportunidade de aproximação com os jovens que se encontram dispersos, no entanto os trabalhos não pararam por aí e logo daremos continuidade com outras atividades que possam contribuir para a construção de uma sociedade melhor.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SEMANA DA CIDADANIA (SdC)


Eixo Temático: Juventude e Terra: Camponesas(os) e ribeirinhas(os)

Tema: Juventude, terra viva!

Lema: Da mãe terra: esperança e resistência.

Iluminação Bíblica: Parábola do semeador (Mt 13, 3-9)


Juventude Querida!

Em comunhão com o conjunto da Pastoral Juvenil Latino Americana, desejamos viver o seu Projeto de Revitalização que nos propôs movimentos como o de aproximar, escutar, discernir para converter nossa ação pastoral. Em 2011, somos todos desafiados ao movimento de conversão, como Igreja jovem, a partir do lugar teológico Belém. Queremos estar com Jesus em Belém, comprometidos com a realidade juvenil, com aqueles que estão à margem, mas que estão atentos e confiantes na Boa Nova: nasceu para nós um Salvador!

A mística de Belém é da valorização da relação com o mundo e com todas as coisas criadas, de forma mais fraterna, justa e sustentável. Nessa perspectiva, apresentamos a vocês a Semana da Cidadania 2011 (SdC), como oportunidade de refletir nossa relação com a terra, de alimentarmos a esperança e a resistência e de restabelecermos nossa fidelidade com um projeto de Reino, que é de justiça e emancipação!

Convidamos todos os sonhadores e as sonhadoras do “outro mundo possível” e do Reino de Deus, a refletirem conosco a realidade das juventudes da terra. Somos parte dela e só podemos transformá-la se nos percebermos assim. Vamos lá?

terça-feira, 12 de abril de 2011

MISSÃO

No último domingo, 10 de de Abril de 2011, foi realizado no Povoado da Gameleira dos Rodrigues um dia de missão organizado pela Paroquia de N.Sra.dos Remédios juntamente com a PJ Paroquial, com objetivo principal reanimar a comunidade e fundar um grupo de base para os jovens que lá residem; contamos com o apoio: das missionárias Filhas de Jesus, representantes do grupo de Casais Paroquiais e de toda a juventude de nossa Paroquia.
O dia começou bem cedo, onde todos se reuniram na Catedral de Picos, em seguida, seguimos para a comunidade onde fomos recebidos com muita alegria.
Depois da acolhida, nos reunimos em um momento de oração que foi dirigida pelo Pe. Gregório e assessorado pela Ir. Silvestra. Neste momento fomos todos ungidos com perfume, houve também a bênção da água (que seria utilizada pelos missionários para a bênção das casas da comunidade), divisão dos grupos de missionários, em seguida o café e o início da missão.
Os grupos seguiram em caminhos diferentes e retornaram novamente ao ponto de encontro ao meio dia; embora cansados da caminhada voltaram cheios de novas experiências que guardaram para a vida inteira. Onde todos nos repomos as energias com o almoço que foi servido pela comunidade.
Logo após, o almoço seguimos pra Igreja N.Sra. de Fátima (padroeira da comunidade), onde fizemos uma rápida apresentação do que é de fato PJ e sobre o extermínio da juventude contando com a participação dos jovens da comunidade; depois conseguimos eleger duas pessoas da comunidade que pudessem estar a frente dos jovens, dando assim os primeiros passos na fundação do grupo de base desta comunidade.
E por fim, encerramos os trabalhos com uma Celebração Eucarística e com o sentimento de dever cumprido embora tantas dificuldades e ansiosos pela nossa próxima visita a esta comunidade que tão bem nos acolheu.











Por Jenilson Oliveira.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

TRABALHOS REALIZADOS PELA PJ



Hoje, 08 de Abril de 2011, passado se 2 meses desde a Assembleia Paroquial é com grande alegria que a PJ da Paróquia de N.Sra.dos Remédios mostra como vem trabalhando nesse curto intervalo de tempo.
A nova coordenação da PJ realizou no dia, 20 de Março de 2011, pela primeira vez um dia de missão que ocorreu na Comunidade de São Judas Tadeu com a participação da juventude de nossa paróquia, tendo como intuito a reativação o grupo de base JUSAT, e cumprindo assim uma de suas prioridades que é de animar e reativar os grupos de base.

Mas sua realizações não pararam pois, no dia 26 de Março de 2011, a PJ realizou o Repasse da Campanha da Fraternidade que teve como local de realização a Praça Félix Paxeco, no Centro de Picos, onde a PJ contou com os apoios: da Equipe Permanente de Campanhas, membros do grupo de dança afro de Picos e de toda a população que estava presente e participou e tendo como encerramento do evento a distribuição de mudas de plantas o que nunca tinha ocorrido em nossa Pastoral.
Assim, a PJ se prontifica que esta a serviço do povo para que possamos todos juntos colhermos bons frutos na construção da CIVILIZAÇÃO DO AMOR!!




ASSEMBLEIA PAROQUIAL

No último dia, 06 de Fevereiro de 2011, foi realizada a Assembleia Paroquial da Pastoral da Juventude (PJ) da Pároquia de N.Sra.dos Rémedios, tendo como finalidade avaliação da caminhada da PJ no ano de 2010 e eleição do novo(a) coordenador(a) paroquial.
Desse modo, os representantes de cada grupo de base que na mesma estavam puderam avaliar juntos a caminhada da PJ em 2010 e escolher atravéz de voto secreto quem estaria a frente da PJ pelos próximos 2 anos, ocupando o cargo de coordenador paroquial; tendo como indicados a votação: Luciann Jeyhverson, Paulo Jardel e Jéfferson Antônio. Assim, chegando ao fim da votação e contado se os votos, assume como Coordenador Paroquial Luciann Jeyhverson.

Onde o mesmo foi empossado juntamente com os demais membros da nova coordenação em uma Celebração em Ação de Graças, no dia 20 de Fevereiro de 2011, na Catedral de N.Sra. dos Rémedios.






Por Jenilson Oliveira.

domingo, 3 de abril de 2011

REUNIÃO DO GAP

No dia de ontem, 02 de Abril de 2011, foi a realizada na Igreja de N.Sra da Conceição, comunidade da Passagem das Pedras (Picos-PI) a 1º reunião do GAP (Grupo de Apoio a Pastoral) do ano de 2011, tendo como dirigente Júnior (atual assessor paroquial e diocesano da PJ ), sendo o tema do encontro: "Mística, Organização e Indentidade da PJ".
Além de que o encontro contou com as participações especiais do Concelho Paróquial de Pastoral, do Pároco Pe. Grégorio e de Robério (Coordenador Diocesano da PJ), onde se foi discutido a caminhada da Pastoral da Juventude junto à Pároquia de modo que houvesse uma maior integração da PJ com a Pároquia e as demais pastorais.
E ao chegarmos ao final de tal discursão acabamos por estreitar os nossos laços com a Pároquia; além de receber um sinal confiante de apoio da mesma, onde foi expresso pela seguinte frase dita pelo Pároco Pe. Grégorio: "Nos os apoiamos".
Assim, com grande alegria a Pastoral da Juventude agradece a confiança da Pároquia de N.Sra. dos Rémedios e das demais pastorais e desde já assume seu compromisso junto a Pároquia como anunciadora da Palavra do Senhor, na cidade de Picos.